COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Direito do Agronegócio"

"Direito do Agronegócio"

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atualizado em 27 de junho de 2011 09:22


Direito do Agronegócio - 2ª edição








Editora:
Fórum
Coordenadores: João Eduardo Lopes Queiroz e Márcia Walquiria Batista dos Santos
Páginas: 646








O conceito de agroindústria está previsto no art. 2°, §4° do Dec. 73.626/74: atividades que compreendem o primeiro tratamento dos produtos agrários in natura sem transformá-los em sua natureza. A importância do setor na economia do país é inquestionável: um dos autores afirma que é responsável por 42% do PIB brasileiro, 37% dos empregos, 40% de nossas exportações. Existem, no país, 5,4 milhões de agroindústrias, sendo 86% do setor de alimentos.

Os números apresentados refletem, sobretudo, a grande mudança ocorrida ao longo do século XX: a transição da agricultura e pecuária de subsistência para a atividade de mercado. Como em todos os outros setores produtivos, também a agroindústria recebeu as contribuições da mecânica, da eletrônica, da biologia, da genética, da administração e se transformou. Nos dias que correm, são comuns empresas agroindustriais sofrerem fusões, incorporações e cisões, e assim como em qualquer outra área, também o agroempresário tem que lidar com a concentração empresarial.

No âmbito do comércio internacional, também são muitos os desafios enfrentados pelo agronegócio: seus produtos não encontram as mesmas garantias de livre-concorrência que os produtos industrializados, sendo constantemente objeto de barreiras tarifárias, sanitárias ou fitossanitárias - nesse ponto é bom lembrar que são países em desenvolvimento que dominam o comércio agrícola internacional e que o enquadramento das medidas protecionistas como ilegais nem sempre é uma tarefa fácil e rápida.

Impulsionados sobretudo pelas mudanças econômicas e comportamentais das últimas décadas (com a entrada da mulher no mercado de trabalho e o avanço da indústria alimentícia o consumidor brasileiro de alimentos mudou radicalmente seu perfil), novos tipos contratuais têm surgido, mas o ordenamento jurídico brasileiro não está preparado para regulá-los.

A organização dos elementos que compõem o cenário deve ser feita à luz dos valores postos pela Constituição Federal para a ordem econômica: soberania, livre iniciativa, livre-concorrência, função social da propriedade, defesa do consumidor, proteção do meio ambiente (tema que a votação do novo Código Florestal brasileiro tem feito candente) redução das desigualdades regionais, busca do pleno emprego, compatibilização da política agrícola com a política fundiária.

As abordagens são criteriosas e criativas, dando conta da riqueza do tema.

______________

 Ganhador :

Edson Beiser de Melo, da Usina Santa Terezinha Ltda., de Maringá/PR



_________________

Adquira já o seu :












______________