COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário"

"Guia de Preparação do Concurseiro Solitário"

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atualizado em 27 de setembro de 2011 10:48


Guia de Preparação do Concurseiro Solitário






Editora:

Campus Elsevier - Campus Jurídico
Autor: Charles Dias

Páginas: 92







Ser aprovado em um concurso público em nossos dias não é algo simples, que possa ser feito sem planejamento, "de sopetão". Exige disciplina (cumprimento de horários demarcados de estudo) e determinação (muitas serão as tentações de largar o estudo, mas a firmeza de propósito deve ser suficiente para fazer o candidato resistir). Apoiado nesses três ingredientes óbvios e por isso mesmo infalíveis, que o autor vai chamar de "P2D", a obra propõe-se a apresentar a sua experiência bem-sucedida na área. Mas se a receita é inconteste, que surpresa o livro pode reservar ao candidato?

Sob o nome de "técnica de planejamento de estudo por horas líquidas" o autor propõe modelo prático de organização do dia do candidato associado a um interessante critério para a seleção das disciplinas a serem estudadas. O nome longo refere-se a nada mais, nada menos, do que a preocupação do autor com a ilusão que a contagem das horas brutas de estudo pode criar para o estudante, que acaba por se deixar enganar (voluntária ou involuntariamente) pela ideia de que está estudando muito. A partir da contabilização apenas das "horas líquidas", terá consciência de suas reais necessidades e se dedicará realmente ao que se propôs.

Assim, aconselha que o dia do candidato seja dividido em diversas sessões de estudo com duas horas de duração cada uma, sempre entremeadas por intervalos de meia hora - em que cabe até internet -, que não devem entrar na contabilização do tempo de estudo. A seleção da ordem de preferência para estudo das matérias, bem como da quantidade de horas a ser dedicada a cada uma deve levar em conta três informações importantes: conhecimento prévio que o candidato disponha a respeito; disponibilidade de material (tem os livros ou precisará recorrer a bibliotecas ou a terceiros?); peso que a disciplina tem na prova.

O texto é curto, simples e informal. Em resposta à pergunta inicial da resenha pode-se dizer que as lições não revelam grandes descobertas, técnicas mágicas. Desvelam, contudo, um pouco de nossa natureza, tão predisposta a aprender a partir de exemplos. E aqui penso ser é interessante replicar o autor, que no início de suas admoestações lembra que o radical latino para aprender - discere - é o que deu origem à palavra disciplina.

__________

 Ganhadora :

Maria Cecília Figueiredo de Favari, advogada em Ribeirão Preto/SP

__________


__________

Adquira já o seu :












__________