COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Preparação Emocional em Concursos Públicos - Equilíbrio e Excelência"

"Preparação Emocional em Concursos Públicos - Equilíbrio e Excelência"

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atualizado em 19 de outubro de 2011 09:49


Preparação Emocional em Concursos Públicos - Equilíbrio e Excelência


 






Editora:
Rideel
Autora: Luiza C. de Azevedo Ricotta

Páginas: 209









O mote da obra pode ser sintetizado no princípio iluminista do "conhece-te a ti mesmo". Os diferentes capítulos tratam de variações do mesmo tema: sem que saiba exatamente o que é essencial em sua vida e quais as características de sua personalidade que podem ser trabalhadas para ajudá-lo, o candidato não alcançará suas metas pessoais.

Escolha e decisão - A intenção é o início do projeto: "É preciso desejar, para que você possa movimentar-se em direção ao seu propósito", mas manter-se no caminho exigirá conhecer a importância, o significado pessoal do projeto de concurso público. Em outras palavras, a ação humana está sempre comprometida com os valores e crenças pessoais. Consciente de si, o candidato será capaz de identificar e explorar seus méritos, de avaliar se possui perfil adequado ao cargo pretendido. "Quem sabe o que quer e aonde quer chegar despenderá energia e esforços focados para atingir tais objetivos". E usará essa mesma clareza de objetivos para enfrentar as dificuldades e obstáculos que surgirão no caminho.

É notável o caráter dinâmico do desenvolvimento pessoal: em mais de um momento a autora lembra que "competência não é um atributo estático e sim algo que se vai consolidando no decorrer de um percurso", que envolve o ajuste entre o projeto ideal e o projeto real, embate que resulta no que chama de projeto viável.

Modo de acesso ao acervo intelectual - com fundamento nas lições de Edgar Morin a respeito da diferença entre cabeça bem cheia (conhecimento "empilhado", que não dispõe de um princípio de seleção e organização que lhe dê sentido) e cabeça bem feita (capaz de administrar as situações e relacionar saberes), a autora defende que a articulação do conhecimento passa pelo desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão e pela criação de gosto pelo aprendizado: a satisfação obtida com os avanços confere segurança e impulsiona o candidato.

É alentador encontrar nas lições da autora a concepção de que uma preparação para concurso que não envolva a noção do conceito de servidor público, a necessidade de constante aprimoramento para bem desempenhá-la, bem como a adequação da personalidade do candidato ao cargo almejado não é uma preparação calcada em bases equilibradas. Bem distante, caro leitor, da pálida justificativa de estabilidade e segurança, tão próximas da acomodação.

__________

 Ganhadora :

Priscila Santos, da Golden Distribuidora Ltda., de Carapicuíba/SP

__________

__________

Adquira já o seu :












__________