COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Direito ao Desenvolvimento"

"Direito ao Desenvolvimento"

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atualizado em 12 de dezembro de 2011 09:15

 

Direito ao Desenvolvimento

 







Editora:
Fórum
Coordenadoras: Flávia Piovesan e Inês Virgínia Prado Soares
Páginas: 623






A dignidade humana é a medida de todos os direitos. À luz do direito ao desenvolvimento, o axioma pode ser traduzido como o faz a combativa professora Flávia Piovesan, uma das organizadoras da obra: garantia de que toda pessoa terá o direito de exercer seu potencial humano de forma livre, autônoma e plena.

Movimento capitaneado pelos países do Terceiro Mundo no início da década de 1980, a luta pelo reconhecimento ao direito ao desenvolvimento culminou com a Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, pela Assembleia Geral da ONU em 1986 (clique aqui), verdadeiro contraponto (síntese?) às concepções antagônicas defendidas por EUA (prevalência dos direitos civis e políticos) e URSS (preponderância dos direitos econômicos e sociais). Em que pese terem decorrido mais de duas décadas da promulgação do texto, as reflexões são pertinentes: o professor Celso Lafer adverte sobre a fragilidade do consenso internacional em torno do conceito, e Piovesan firma a dificuldade de implementação dos direitos humanos, desafio permanente aos juristas.

Ainda sobre o mesmo dilema, Stephen Marks, professor da Harvard School of Public Health, após trazer a lume o diálogo entre John Rawls e Michael Blake acerca dos parâmetros internacionais sobre direitos humanos, também deságua na dificuldade da transposição de um "preceito filosófico" ou de uma "plataforma política" em "comportamento", terminando por atestar que a despeito do avanço proporcionado pela Declaração, "(...) the basis of all law is politics".

E exatamente em razão de seus contornos eminentemente políticos é que os trabalhos advogam, dentre outras causas, uma "globalização ética", o cuidado com o tratamento conferido às dívidas dos países pobres, a democratização dos órgãos financeiros mundiais, o incremento da responsabilidade social das instituições privadas, a soberania das populações sobre suas riquezas naturais.

A obra mostra que o reconhecimento do direito ao desenvolvimento como direito humano deita luzes sobre outros âmbitos do Direito: as relações consumeristas, o direito ambiental, a preservação do patrimônio cultural, o direito de acesso a medicamentos, questão tormentosa de nossos dias, em que o avanço da medicina fica restrito a alguns segmentos sociais.

A coletânea é séria e bela: seus textos são libelos pela expansão das habilidades e capacidades humanas.

__________

 Ganhador :

 

João Ricardo Cunha, de Presidente Prudente/SP

_________

__________

Adquira já o seu :












__________