COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Direito Eleitoral - Coleção Concursos Públicos - Nível Médio e Superior"

"Direito Eleitoral - Coleção Concursos Públicos - Nível Médio e Superior"

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Atualizado em 31 de outubro de 2012 13:32


Direito Eleitoral -
Coleção Concursos Públicos Nível Médio e Superior







Editora:
Saraiva
Autor: Diogo Rais
Páginas: 236







Coleção para não graduados em Direito - o título comentado hoje não é um simples manual de direito eleitoral, é obra diferenciada; integra a "Coleção Concursos Públicos - Nível Médio e Superior", pensada para atender os candidatos que pretendem ocupar cargos públicos mesmo sem possuir grau superior ou ainda aqueles graduados em áreas diferentes da jurídica.

Guiados por esse propósito os autores de todos os volumes integrantes da coleção preocuparam-se em descomplicar ao máximo a linguagem, moderando o uso da terminologia técnico-jurídica e valendo-se de exemplos tirados da vida cotidiana. Com essa configuração, a coleção visa, sobretudo, a preparação para Analista e Técnico de Tribunais e Ministério Público, de Agente e Escrivão de Polícia, bem como para cargos administrativos em diversos órgãos da Administração Pública municipal, estadual, distrital ou federal.

Nessa busca pela simplicidade, o autor deste volume circunscreve o direito eleitoral como o ramo que pretende "abarcar as questões jurídicas referentes à eleição, ao partido político e aos mandatários", aduzindo em seguida que "Legislação eleitoral é o nome dado ao conjunto de normas que tratam do tema eleitoral".

Mais à frente, ao explicar os sistemas eleitorais majoritário e proporcional, não deixa margem a dúvidas, esmiuçando as explicações com exemplos e cálculos concretos (Se o município tal possui x números de eleitores, deve-se descontar os votos nulos e brancos...). Como se não bastasse, fecha o capítulo com um "passo a passo", em que o estudante é levado a recapitular o procedimento.

Ao longo do texto não faltam também os recursos visuais: pirâmides, gráficos "de pizza" e quadros sinóticos desembaraçam e organizam informações. E como não poderia deixar de ser, ao final de cada capítulo as aguardadas questões extraídas de concursos, a fim de que o candidato vá se habituando com a linguagem e o enfoque dos examinadores.

__________

Ganhadora :

Luiza Gurgel Cardoso, de Brasília/DF

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________