COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Resumo de Direito Tributário" e "Resumo Direito Comercial"

"Resumo de Direito Tributário" e "Resumo Direito Comercial"

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Atualizado em 30 de janeiro de 2013 13:21


Resumo de Direito Tributário e Resumo Direito Comercial


À guisa da apresentação, na abertura do primeiro volume da famosa coleção colorida, Maximilianus Cláudio alerta:

Este é um livro complementar, que não dispensa a leitura dos mestres. Sua finalidade é a visão panorâmica do assunto, o que só um resumo pode oferecer - pois não sabe onde está quem, fechado num apartamento, não viu, antes, pelo menos de relance, o edifício todo. (grifamos)

Com essas breves palavras está apresentada e justificada a obra, tremendo sucesso de público há mais de 30 anos: a todo estudante de graduação, em preparação para concursos e provas, ou ao profissional em início de carreira, será de extrema utilidade a visão geral da matéria, a apreensão do "esqueleto básico" a sustentar o corpo a que se dedica. É a essa estrutura essencial que serão acrescentados, pouco a pouco, os detalhes, os pormenores, as nuances, as exceções.







Editora: Malheiros Editores Ltda.
Autores: Maximilianus Cláudio Führer e Maximiliano Roberto Führer
Páginas: 127








Iniciando por uma breve e esquemática História do Direito Comercial, passando pelos conceitos-base da disciplina - comércio, empresa, ponto comercial, estabelecimento -, pelas obrigações-chave do empresário, pelos tipos de sociedades empresariais, a obra alcança pontos mais específicos da disciplina, como propriedade industrial e títulos de crédito. Merece destaque o caprichado glossário de termos e expressões do regramento das S.A., verdadeiro guia para o leitor.






Editora: Malheiros Editores Ltda.
Autores: Maximilianus Cláudio Führer e Maximiliano Roberto Führer
Páginas: 139









Partindo de noções de Direito financeiro - receita, orçamento, despesa, controle e fiscalização financeira, dívida pública, lei de responsabilidade fiscal -, a obra passa por toda a teoria geral do direito tributário - definição de tributo, tributos em espécie, repartição das receitas tributárias, competência e capacidade tributária, fato gerador, crédito tributário, administração tributária - e chega aos impostos, que são explanados um a um. Fecha o volume um cuidadoso capítulo versando as principais disposições da lei 8.137/1990, dos crimes contra a ordem tributária.

__________

Ganhadora :

Sueli Teodoro de Andrade, advogada em Pederneiras/SP

__________

_________

Adquira já um exemplar :


_________