COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. Direito Processual Civil

Direito Processual Civil

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Atualizado em 11 de fevereiro de 2009 15:46


"Direito Processual Civil"







Editora:
Del Rey
Autor: Antônio Pereira Gaio Júnior
Páginas: 412






"Como na sábia expressão de Bejamin Cardozo, 'o jurista é como um viajante, deve estar sempre pronto para o dia de amanhã', está a presente obra, certamente, encarnada por este espírito de transformação.

Diante de uma sociedade caracterizada por constantes mutações, sejam elas de ordem social, econômica, política ou jurídica, tem a Ciência o papel sublime de ser contemporânea com o seu tempo, não medindo esforços para a necessária quebra de paradigmas, mesmo que custe a nós a dolorida (mas, posteriormente doce!) revisão de conceitos, acompanhada da sensação da 'anos vividos'...

Na esteira de Kuhn, uma revolução - de idéias - se opera por constantes evoluções, ainda que, muitas vezes, possam parecer retrocessos, porém a história não nos atrai e, de experiências anteriores, bem ou malsucedidas, cabem lições para as conquistas exitosas em pretensões futuras !

Esta obra, mais do que uma reflexão técnica do Ordenamento Processual Civil Pátrio, procura, no tocante aos institutos que compõem a denominada Trilogia Estrutural do Processo - Jurisdição, Ação e Processo - dar a exata contemporaneidade dogmática e prática com seu tempo, não dissociando-os também do caráter ideológico que os permeia, já que, divorciá-los de seu ambiente pragmático seria como, paradoxalmente, retirar do homem os seus mínimos sentidos - visão, audição, fala, olfato e tato.

Assim, é de se reconhecer, nas palavras de Ilhering, a virtude que, de certo, não deve a Ciência Jurídica perder de norte: 'O que está na Lei, mas não na vida, não é Direito, mas sim, um fantasma do Direito, são só palavras'. Façamos o mesmo com o instrumento Processo, rumo à suma plena, convicta e realizável Efetividade!" - Antônio Pereira Gaio Júnior



__________________

 Ganhador :

José Marcos Miziara Filho, advogado da São Paulo Turismo S.A., em São Paulo


__________________

Adquira já o seu :











__________________