COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Manual do Tabelião de Notas para Concursos e Profissionais"

"Manual do Tabelião de Notas para Concursos e Profissionais"

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Atualizado em 17 de dezembro de 2009 08:29


Manual do Tabelião de Notas para Concursos e Profissionais








Editora:
Forense
Autor: Ricardo Guimarães Kollet
Páginas: 300








O presente texto destina-se a todos aqueles que pretendem ingressar na carreira de Tabelião de Notas, aos que já detêm tal delegação, bem como para os seus prepostos.

O ingresso na atividade notarial e registra!, a partir da Constituição Federal de 1988, é feito exclusivamente por concurso público de provas e títulos (art. 236, § 3°). Para inscrever-se, é necessário ser Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais ou, por exceção, admite-se os não bacharéis que tenham dez anos de exercício na atividade notarial ou de registro ( 2°, artigo 15 da Lei n° 8.935, de 1994- Estatuto dos Notários e Registradores).

Após ingressarem, tais profissionais passam à qualidade de Delegados do Poder Público, sendo considerados profissionais do Direito, aos quais é cometida uma tarefa eminentemente jurídica.

Portanto, a metodologia a ser utilizada no presente terá como pilar fundamental a dogmática jurídica. Normas constitucionais leis complementares, ordinárias, decretos-lei, decretos, normativos, ordens de serviço e instruções são o substrato principal da abordagem. Nossa pretensão foi a de atrair para o presente grande parte - utilizar a palavra "todo" neste momento poderia parecer pretensão - do arcabouço normativo que rege as relações jurídicas de direito notarial.

Dentro dessa perspectiva, foram colecionados diversos comandos normativos originados das consolidações ou normas de serviço estaduais - Rio Grande cio Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal -, os quais fixam procedimentos para a atividade do Tabelião de Notas.

Para os concursandos, o conhecimento necessário à resolução de provas objetivas é, em geral, de cunho mecânico. Muitas vezes são utilizados jogos de palavras que avaliam a capacidade do candidato de memorizar o acervo legislativo - e é a partir do texto da lei que a maioria dos certames pesquisados faz as abordagens.

(...)

Ao final, a partir de uma idéia levada a efeito pelo Des. Ricardo Dipp, em palestra proferida na Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, onde o mesmo - diante da insegurança que os profissionais registrais enfrentam em função da "diáspora" legislativa anteriormente mencionada - defendeu a criação de um Código Registral, vamos sustentar que, da mesma forma, e pelas mesmas razões, o Brasil necessita urgentemente de um Código Notarial.

Tal mister se faz importante para orientar os caminhos destes profissionais em direção ao horizonte - absoluto - da segurança jurídica.

_______________

 Ganhador :

Douglas Sales Leite, advogado em Taubaté/SP


____________



Adquira já o seu :












__________________