COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Precatórios >
  4. 5 dicas do que fazer com o seu precatório

5 dicas do que fazer com o seu precatório

BTG Pactual

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Atualizado às 10:50

Finalmente chegou o ano de receber o pagamento do seu precatório. Você não vê a hora de receber os valores e poder aproveitar para botar em prática algum plano que temem mente há algum tempo.

No entanto, alguns credores não fazem ideia do que fazer com os valores recebidos dos precatórios e acabam mantendo o dinheiro na conta do banco, muitas vezes até sem rendimento.

O primeiro passo é: se você não tem certeza do que fazer como valor que vai receber e pretende deixá-lo parado por um tempo, procure organizar esse processo. Isso porque deixar o dinheiro parado em uma conta querende automaticamente em cima de título de investimento como o CDI, por exemplo, garante maior rendimento.

Dessa forma, você não perde nenhum valor por conta da inflação que corre naturalmente ao longo do ano. Isso porque o valor vai rendendo em cima do índice IPCA-E ou de algum outro índice que determina o rendimento da aplicação que você escolheu.

1- Abrir um novo negócio digital

Essa é uma ideia focada justamente na realidade da pandemia.Se você quer abrir um novo negócio, você teoricamente tem duas opções atualmente: investir em um novo negócio físico que fará apenas entregas - uma opção complexa diante do isolamento social que ainda vai durar alguns meses no Brasil- ou abrir um negócio digital, como um e-commerce de cafés especiais ou de algum outro produto que você tenha familiaridade e queira investir.

O fato é que investir no sonho de abrir um negócio próprio agora pode ser arriscado por conta do momento em que vivemos. Se você tem a opção de se planejar bem, pensando muito no que vai fazer, no que vai vender,onde, como e a partir de quando, é bem melhor fazer assim.

Dê preferência também para negócios digitais, por mais que você não tenha tanta familiaridade assim com a Internet. Aproveite esse momento para estudar marketing digital, logística de e-commerce e outros pontos que envolvam um negócio na web e prepare-se para atuar nesse ambiente.

2- Pagar dívidas

Essa é para quem está endividado: é ideal usar o dinheiro que receber do precatório para quitar dívidas de cartão de crédito, dívidas de juros rotativos, ou empréstimos que você tenha adquirido ao longo dos anos.

No entanto, vale destacar um ponto extremamente importante:negocie muito bem o valor que vai pagar para não gastar boa parte do dinheiro à toa pagando juros incorretos. Isso porque toda grande dívida possui juros muitoaltos correndo por trás.

E quando você negocia o pagamento à vista com as instituições bancárias pode pedir uma revisão com apenas o valor realmente devido, sem os juros, ou com um corte drástico nos juros de mais de 70% do valor dos juros.

3- Comprar uma viagem para depois da pandemia

No momento em que publicamos este artigo, ainda estamos vivendo a situação de pandemia do COVID-19 no Brasil. Até pouco tempo atrás,nossas fronteiras estavam totalmente fechadas para turismo doméstico e a tendência é que esse fechamento continue com pequenas restrições ao turismo doméstico por mais alguns meses.

Isso significa que, pelo menos por enquanto, realizar o sonho daquela viagem especial vai ter que esperar um pouco. No entanto, dá para se programar e aproveitar as promoções especiais que algumas empresas estão preparando por conta do período de baixas compras de pacotes de viagens.

Agora é a hora de planejar. Pesquise bastante na Internet.Defina um destino e comece a pesquisar as opções, entre em contato com empresas da sua cidade para pedir um orçamento para 2021. Vá negociando e fazendo orçamentos, todos em um mesmo período do ano que vem.

Depois de ter o orçamento mais barato e com as melhores vantagens, pague o valor no cartão de crédito em parcelas gradativas e não à vista, o que te garante mais tempo para o planejamento. Tudo indica que a pandemia vai acabar até o meio do ano que vem com as vacinas que estão sendo criadas. O cenário se mostra positivo nesse sentido, mesmo com a crise de saúde e da economia.

4- Reforma da casa

Com a pandemia, estamos passando mais tempo dentro de casa por conta do isolamento social. Esse talvez seja um bom momento para uma reforma da casa ou do apartamento, aproveitando o recebimento dos valores do precatório, a fim de deixar o lar ainda mais aconchegante.

Pintar sua casa, trocar os pisos da cozinha e do banheiro,comprar novos móveis, dar uma repaginada no ambiente já que estamos vivendo muito mais tempo dentro dela e a tendência é continuarmos assim por mais alguns meses até a vacina ser aprovada para a aplicação em massa.

5- Investir nos estudos

Investir nos estudos é sempre uma boa opção,independentemente da sua idade. Uma opção interessante para o momento é a estruturação de um plano de intercâmbio para conhecer outro país e estudar uma nova língua ao mesmo tempo, por exemplo, quando a pandemia acabar.

Por enquanto só é possível fazer o planejamento do intercâmbio, mas tudo indica que poderemos voltar a realizar essas atividades em 2021. Portanto, o melhor momento para começar o planejamento e a cotar os valores é agora. Além de você se planejar com a antecedência necessária, ainda pode conseguir um bom desconto devido ao momento da pandemia.

Cursos online também representam outra boa escolha. Seja um MBA, um curso independente ou alguma outra especialização menos acadêmica,investir em conhecimento é sempre uma boa dica. E boas opções não faltam.Realize uma boa pesquisa e pronto, é só começar a estudar.

Não vou receber esse ano, mas quero adiantar o recebimento, como faço?

Se este ainda não é o ano em que seu precatório vai ser liberado, você tem outra opção para receber os valores: a venda do precatório.Faça a cessão do precatório e adiante os valores para aproveitar essas dicas que mencionamos acima.

A cessão é confiável se você buscar por uma empresa transparente e que tenha parceria com alguma instituição que ofereça uma garantia maior, como é o caso da Precatórios Brasil, que tem o apoio do Banco BTG Pactual, um dos maiores bancos de investimento do país.

__________

Oferecimento Equipe Precatórios Brasil