COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Precatórios >
  4. Como se prevenir contra golpes envolvendo precatórios?

Como se prevenir contra golpes envolvendo precatórios?

BTG Pactual

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Atualizado às 07:52

Professores, servidores, advogados e médicos. A onda de golpes visando pessoas que possuem precatórios para receber cresce no Brasil não tem restrição de profissão e pode atingir qualquer pessoa desavisada.

Os valores variam de acordo com o golpista. Conforme relatado por jornais, golpes direcionados a categoria médica superam a quantia de R$ 35 mil.

Ainda em março de 2022, notícias relataram que mais de cem professores do Distrito Federal foram vítimas de uma organização especializada em golpes envolvendo precatórios. O prejuízo estimado chega a R$ 4 milhões.

Em um momento econômico ímpar no Brasil, é comum saber de histórias de bandidos que tentam se aproveitar da fragilidade do momento de pessoas que estão há anos aguardando os valores a receber de seus processos.

Com base nas listas públicas nas varas de Precatórios dos Tribunais de Justiça, o golpista pode acessar em contato com a vítima por meio de uma canal de comunicação como WhatsApp, e-mail ou telefone.

Com técnicas de engenharia social para encontrar dados da vítima - que vão desde o CPF, celular, escritório que acompanhava o caso - o golpista diz que é advogado e que pode liberar o dinheiro do precatório mediante um pagamento de taxas.

Após o pagamento dessa taxa, a pessoa afirma que após a conclusão do depósito será liberada a transferência do valor do precatório.

A situação é complexa e exige cuidados para não ser mais um golpe do precatório. Afinal, você sabe como se proteger?

A equipe da Precatórios Brasil, empresa especializada na venda de precatórios com processo de negociação e pagamento garantido pelo BTG Pactual, deu dicas para você não cair em golpe de precatórios.

  1. Não compartilhe senhas do cartão nem da conta corrente - isso inclui o login e a senha do aplicativo do seu banco.
  2. Sempre procure orientação sobre os valores a receber no Tribunal de Justiça da sua cidade.
  3. Nunca, em hipótese nenhuma, faça transferência de valores para contatos desconhecidos.
  4. Lembre-se de que com o número do precatório é possível realizar pesquisa e acompanhamento do pagamento no site.

Quer vender seu precatório sem estresse e com segurança de verdade? Conheça a Precatórios Brasil.

O objetivo da Precatórios Brasil é ajudá-lo com informações sobre o seu precatório e oferecer um processo de negociação com autonomia, transparência e segurança, eliminando a burocracia por meio de uma experiência simples, ágil e digital.

Tudo isso com o respaldo do Banco BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina.

Realize seus sonhos e conquiste seus objetivos com a Precatórios Brasil.