8/4, 17h36

Comerciante com atividades suspensas devido à pandemia deve continuar pagando aluguel

A Justiça de SP negou pedido de comerciante para suspender a exigibilidade dos aluguéis em face da quarentena decorrente da pandemia. No entanto, o locador fica impedido de enviar a protesto título referente aos aluguéis contra a comerciante. Decisão é da 36ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Veja a íntegra aqui.

t

8/4, 16h12

Arquiteta consegue suspender pagamentos ao FIES em razão da pandemia

A JF/DF suspendeu para arquiteta a exigibilidade de parcelas do contrato de financiamento estudantil enquanto perdurar o estado de calamidade pública no país.

A autora contratou financiamento por meio do FIES em 2013, e começou a pagar as parcelas do empréstimo em setembro de 2019. Em virtude da pandemia do coronavírus, narra que está com dificuldade de pagar a parcela mensal de R$625,40, pois é arquiteta na iniciativa privada e sofreu redução em seus rendimentos.  

Aplicando a teoria do fato do príncipe, magistrado lembrou que a pandemia afetou diretamente diversos setores da economia do país, ante a quarenta horizontal decretada pela Administração: “Tal medida restritiva levou ao fechamento obrigatório de todos os serviços considerados não essenciais, permitindo que poucas atividades ainda sejam desenvolvidas, como supermercados e farmácias.”

A banca Ribeiro & Veil Advocacia representa a autora da ação.

Veja mais aqui.

t

8/4, 15h42

Cervejarias não conseguem suspender pagamento de ICMS durante pandemia

Cervejarias não conseguem suspender pagamento de ICMS durante estado de calamidade pública devido à pandemia. A rede visava a isenção para conseguir pagar os salários dos funcionários. A decisão é do juiz de Direito Jansen Fialho de Almeida, da 3ª vara da Fazenda Pública do DF.

Saiba mais, clique aqui.

t

8/4, 15h26

WEBINAR - Uso da telemedicina no combate ao Covid-19

Em razão da pandemia, veio à tona novamente a questão da telemedicina. Para tratar do assunto, reunimos um time de peso em webinar especial. (Clique aqui)

t

8/4, 15h24

TRF-4 nega formatura antecipada a estudante de medicina

Estudante do último semestre de medicina da FPP - Faculdade Pequeno Príncipe de Curitiba não poderá antecipar colação de grau. Decisão é do desembargador Federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, do TRF da 4ª região ao manter sentença.

Lei a íntegra da matéria.

t

8/4, 12h35

Governo autoriza novo saque do FGTS e extingue Fundo PIS-Pasep

Foi publicada em edição extra do DOU a MP 946/20, que autoriza os trabalhadores com contas no FGTS a sacarem até R$ 1.045 entre 15 de junho e 31 de dezembro deste ano, tendo em vista a pandemia da covid-19.

A MP também incorpora ao FGTS o patrimônio do Fundo PIS-Pasep a partir de 31 de maio deste ano. Com a migração dos recursos, o fundo será extinto.

Veja mais aqui.

t

8/4, 12h04

Covid-19: impactos nos contratos de locação comercial

Os advogados Thiago Souza Sitta e Ianara Cardoso Lima, do escritório Federiche Mincache Advogados, falam dos impactos nos contratos de locação comercial. Leia aqui.

8/4, 11h52

A revisão ou resolução dos contratos em tempos de coronavírus

O advogado Alneir Fernando S. Maia trata da revisão ou resolução dos contratos em tempos de coronavírus: "Não resta a menor dúvida de que o covid-19 pode ser enquadrado como motivo de força maior ou caso fortuito, impactando diretamente nos contratos." Leia mais aqui.

8/4, 11h50

Como a pandemia do coronavírus afeta os serviços do INSS

Como a pandemia do coronavírus afeta os serviços do INSS? O tema é abordado pela advogada Renata Brandão Canella, sócia da banca Brandão Canella Advogados Associados. Leia aqui.

8/4, 11h20

Contratos de serviços e shutdown administrativo

Flavio Amaral Garcia e Henrique Bastos Rocha falam dos contratos de serviços e shutdown administrativo diante da crise do coronavírus. Leia o artigo aqui