23/3, 14h51

Contratações públicas - Pandemia

Na opinião do advogado Mário José Corteze "providências urgentes deverão ser tomadas, sob pena de colocar em risco a saúde de milhares de pessoas e o funcionamento dos próprios serviços públicos essenciais".

23/3, 14h46

Coronavírus - Companhias aéreas

O advogado Pedro Vale analisa os reflexos da pandemia do coronavírus na relação dos consumidores com as companhias aéreas. Clique aqui

23/3, 14h39

Covid-19 - Empresas e Sindicatos

O consultor jurídico Cesar Augusto de Mello ressalta que é muito importante que nesse momento de dificuldades e renúncias por parte de todos, que empregados e empregadores busquem soluções em consenso quanto aos problemas que surgirão dos reflexos da pandemia que afeta o planeta. Confira.

23/3, 14h29

A privacidade em tempos de pandemia

Para o acadêmico Lucas Souza dos Anjos "o desafio é entender que sempre quando se está diante de direitos e garantias fundamentais, seja a vida de um lado e a privacidade de outro, deve-se ter cautela ao fazer o juízo de proporcionalidade, já que nenhum princípio deve ser suprimido totalmente". Clique aqui.

23/3, 14h26

O Direito em tempos de coronavírus

O advogado Cândido Carneiro trata do tema e afirma que permitem-se as renegociações dos contratos existentes, na esteira de juros menores. Clique aqui.

23/3, 14h25

Bolsonaro volta atrás e derruba suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta segunda-feira, 23, por meio do Twitter, que determinou a revogação do art. 18 da MP 927/20, publicada neste domingo. O trecho permitia a suspensão do contrato de trabalho por quatro meses, de acordo entre empregado e empregador independentemente do previsto nas leis trabalhistas.

A revogação do trecho ainda não foi publicada oficialmente.

Veja a notícia na íntegra.

t

23/3, 14h13

Toffoli sugere alterações na MP que permite suspensão de contratos de trabalho

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, acionou o Palácio do Planalto, na manhã desta segunda-feira, 23, para propor mudanças na MP 927/20, que permite a suspensão dos contratos de trabalho por quatro meses.

Leia na íntegra.

t

 

23/3, 14h02

Maia diz que MP de Bolsonaro é “capenga” e cobra revisão do texto

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que a MP 927/20 assinada por Jair Bolsonaro é “capenga” e cobrou uma posição do Executivo, que deve mandar um novo texto propondo soluções a longo prazo para a crise que se instaurou com a pandemia do novo coronavírus. As declarações foram feitas em uma entrevista virtual ao BTG Pactual.

Veja a notícia na íntegra.

t

23/3, 13h32

MPT e a medida de Bolsonaro

Após a publicação da MP 927/20 – a qual suspende de contrato de trabalho por 4 meses – o MPT emitiu nota expressando “extrema preocupação” com os desdobramentos que a norma pode causar no cenário brasileiro.

Para o parquet trabalhista, a medida de Bolsonaro expõe população a "risco iminente de falta de subsistência".

Veja a íntegra da nota - Clique aqui

t

23/3, 13h17

Justiça de MS concede prisão domiciliar a todos os devedores de alimentos

O desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva, da 3ª câmara Criminal de Campo Grande/MS, deferiu liminar em HC criminal que pedia autorização de cumprimento em regime de prisão domiciliar, pelo prazo de 90 dias, das penas de prisão civil decretadas contra devedores de pensão alimentícia. O pedido foi impetrado pela Defensoria Pública do Estado.

Veja a decisão na íntegra, clique aqui.

t