MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP de Bolsonaro permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses
Trabalho

MP de Bolsonaro permite suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

Medida, que já está em vigor, prevê acordos individuais entre patrões e empregados acima das leis trabalhistas.

Da Redação

segunda-feira, 23 de março de 2020

Atualizado em 24 de março de 2020 07:48

O presidente Jair Bolsonaro editou a MP 927/20, publicada em edição extra do DOU na noite de domingo, 22, que permite que contratos de trabalho e salários sejam suspensos por até quatro meses durante o período de calamidade pública.

A medida é parte do conjunto de ações do governo Federal para combater os efeitos econômicos da pandemia novo coronavírus. O objetivo é evitar demissões em massa.

O texto já está em vigor, mas, como toda MP, deve passar pelo Congresso no prazo de até 120 dias para não perder a validade.

t

Segundo a MP, a suspensão de contratos deve ser feita para a participação do trabalhador em curso ou programa de qualificação profissional não presencial oferecido pelo empregador ou alguma entidade.

A medida provisória também estabelece que o empregador não precisará pagar salário no período de suspensão contratual, mas "poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal" com valor negociado entre as partes.

A suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva, e acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas ao longo do período de validade da MP para "garantir a permanência do vínculo empregatício", desde que não seja descumprida a Constituição.

O texto ainda estabelece que benefícios como plano de saúde deverão ser mantidos.

Nos casos em que o programa de qualificação não for oferecido, não será considerada a suspensão do contrato, e o empregador será obrigado a fazer o pagamento de salário e encargos sociais e ficará sujeito a penalidades previstas na legislação.

A medida provisória também trata de normas para a realização de teletrabalho, o home office, e prevê que férias possam ser antecipadas no período de até 48 horas, desde que o trabalhador seja avisado. Para trabalhadores da área de saúde e serviços considerados essenciais, as férias podem ser suspensas.

Atualização

Após a MP ser duramente criticada, o presidente Jair Bolsonaro informou nesta segunda-feira, 24, pelo Twitter, que irá derrubar o trecho que permite a paralisação do contrato de trabalho. Entenda, clique aqui.

______________

Para que o leitor encontre as notícias jurídicas específicas sobre coronavírus, reunimos todo o material em um site especial, constantemente atualizado. Confira: www.migalhas.com.br/coronavirus.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas