2/7, 9h18

MP/DF deflagra operação que investiga fraude na compra de testes para covid-19

Na manhã de hoje, o Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do MP/DF,  deflagrou a Operação Falso Negativo, que investiga irregularidades na compra de testes de covid-19. Ao todo, são 74 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em sete estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Conforme investigações, contratos sem licitações superam o valor de R$ 73 milhões.

Veja aqui

t

1/7, 16h56

Reabertura de escritórios de advocacia

Com o possível retorno presencial aos trabalhos, futuramente os advogados terão novos desafios nos atendimentos presenciais em questões sanitárias. Pensando nisso, a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo elaborou uma cartilha digital com registro das principais providências e procedimentos a serem seguidos.

Saiba mais, clique aqui.

t

___________

Associacao dos Advogados de Sao Paulo

1/7, 16h55

Estadual x municipal

A juíza de Direito Teresa Cristina de Lyra Pereira Veloso, da 4ª vara Mista de Cabedelo/PB, suspendeu em liminar decreto municipal que dispunha sobre plano de monitoramento, flexibilização e abertura de atividades econômicas. Para a magistrada, há preponderância de norma estadual que implementou bandeiras categorizando os municípios, para flexibilização gradual do isolamento social. 

Saiba mais, clique aqui.

t

1/7, 16h05

"Toque de recolher" previsto em decreto de Dionísio Cerqueira/SC é suspenso

A Justiça de SC suspendeu efeitos de decreto municipal que previa toque de recolher em Dionísio Cerqueira em razão da pandemia do coronavírus.

A juíza de Direito Carolina Cantarutti Denardin avaliou que, segundo os termos do dispositivo referido, “instituiu-se por meio do referido expediente verdadeiro e desproporcional "toque de recolher”.

Destarte, ao que se tem, emerge eivada de patente ilegalidade a instituição do "toque de recolher" municipal instituído pelo Decreto n. 6.070, de 26 de junho de 2020, especificamente pela disposição constante de seu art. 1º, "caput".

Veja mais aqui.

t

1/7, 15h58

Justiça do RJ proíbe moradores de usarem áreas comuns de condomínio

A juíza de Direito Renata Casanova, em exercício na 50ª vara Cível do RJ, deferiu tutela de urgência proibindo que moradores de oito apartamentos de um edifício na zona sul da cidade continuassem entrando em áreas comuns do condomínio interditadas pela síndica para evitar o contágio pelo coronavírus.

A observância às limitações decorrentes da "quarentena" compulsória, embora extremamente inconvenientes, impõe-se em benefício da coletividade - seja reduzindo a sobrecarga de hospitais, seja poupando vizinhos vulneráveis do contágio involuntário.”

Dessa forma, determinou que os réus se abstenham de adentrar e de utilizar as áreas sociais e de lazer, como sauna, playground, piscina, academia e salão de festas e de violar as interdições a referidos espaços enquanto vigorar o estado de calamidade no Estado do Rio de Janeiro, sob pena de multa de R$ 2 mil por infração.

t

1/7, 12h35

Saúde e segurança

Daniel Sebadelhe Aranha e Ferdinando Holanda de Vasconcelos (Sebadelhe Aranha & Vasconcelos Advocacia) refletem: "A biossegurança, a partir de agora, é pauta obrigatória de discussão no mundo empresarial e se adequar, dentro de suas possibilidades e necessidades, a ela, pode ser o divisor de águas entre o soerguimento ou não dos negócios nesse momento de retomada da economia". Clique aqui.

1/7, 12h32

Fato do Príncipe

Da banca Santana Silva, Garcia e Melo Sociedade de Advogados, o advogado David Santana Silva alerta: "Necessária muita cautela e muito estudo prévio, antes de fazer uso do artigo 486 da CLT, dado que as hipóteses para ser aplicado, são extremamente limitadas". Clique aqui.

1/7, 12h30

Stay period

O advogado Felipe Pacheco Borges, do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, fala dos reflexos da pandemia na recuperação judicial e a prorrogação do stay period. Clique aqui.

1/7, 12h27

Convivência dos filhos

Quais os direitos de visitação e convivência dos filhos em tempos de pandemia? A advogada Lidiane Sant'Ana Simões, da banca Metzker Advocacia, debate a questão. Clique aqui.

1/7, 12h25

CIDE-digital

Em artigo, a advogada Tassia Nogueira, da banca Ratc & Gueogjian Advogados, escreve sobre o projeto de lei 2.358/20, que pretende instituir a CIDE-digital onerando a carga tributária de empresas de tecnologia. Clique aqui.