11/5, 10h26

Contratações públicas III

Para Wilson Knoner Campos (Bertol Sociedade de Advogados), "ao mesmo tempo em que a MP 961/20 deve ser festejada ante a pretensão de agilizar medidas governamentais necessárias ao combate do coronavírus, não há dúvidas de que surgirão diversos questionamentos nas contratações que se derem sob seu pálio." Clique aqui.

11/5, 10h26

Contratações públicas II

Da banca Barretto & Rost Advogados, o advogado Ricardo Barretto de Andrade elenca alguns pontos da MP 961/20, que autoriza, durante o estado de calamidade, a realização de pagamento antecipado no âmbito das contratações públicas de todos os Poderes e órgãos constitucionalmente autônomos de todos os entes federativos. Clique aqui.

11/5, 10h20

Contratações públicas

O advogado Diogo Albaneze Gomes Ribeiro, do escritório Giamundo Neto Advogados, assina artigo sobre as contratações públicas em tempos de covid-19, comentando a MP 961/20. Clique aqui.

11/5, 10h17

Profissionais da saúde e a covid-19

Buscando abrilhantar os profissionais da saúde, a advogada Mariana Saar Donato, do escritório Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados, escreve artigo sobre os direitos desses profissionais frente à pandemia. Clique aqui.

11/5, 10h14

Contratos de locação

Os efeitos causados pela pandemia de coronavírus afetam diretamente a economia, impactando também os contratos de locação de imóveis em geral. Diante disso, o advogado Thiago Soares (Cunha Ferraz Advogados) aborda os contratos de locação de imóveis comerciais. Clique aqui.

11/5, 10h09

Acordos individuais

O advogado Paulo Sergio João (Paulo Sergio João Advogados) aborda os acordos individuais durante a pandemia. "Negar os efeitos e a validade de acordos individuais lícitos e emergenciais talvez seja negar a realidade social e econômica do país." Clique aqui.

11/5, 10h05

Cartórios

O desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues e Victor Fróis Rodrigues escrevem acerca dos principais impactos da pandemia no âmbito dos cartórios. Clique aqui.

11/5, 8h51

Decolar.com deverá reembolsar casal por viagem cancelada

O juiz de Direito Fernando Bonfietti Izidoro do JEC de Jundiai/SP, condenou a empresa de turismo Decolar.com a reembolsar um casal pelo pacote de viagens que havia adquirido mas foi cancelado devido à pandemia. 

Veja aqui.

t

8/5, 15h16

Portaria proíbe no país cremação de corpos não identificados durante pandemia

Foi publicada na quinta-feira, 7, a portaria conjunta 02/20, assinada pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, e pelo ministro da Saúde, Nelson Teich, que entre as determinações proíbe a cremação de corpos não identificados durante o período emergencial da pandemia do coronavírus.

A portaria uniformiza os procedimentos prévios e excepcionalmente criados para o sepultamento de corpos não identificados, não reclamados e em razão de exigência de saúde pública durante a situação de pandemia do novo coronavírus.

Ao editar o normativo, consideramos a necessidade de esclarecer e zelar pela adequada identificação dos mortos cujo óbito ocorrerem no curso da pandemia, bem como a necessidade de resguardar os diretos dos familiares, dependentes e herdeiros da pessoa falecida com a emissão da certidão de óbito. O nosso objetivo foi impedir a violação de direitos humanos, compromisso internacional assumido pelo Estado brasileiro”, afirma o ministro Humberto Martins.

Veja mais aqui.

t

 

8/5, 13h20

Doria prorroga quarentena em SP até 31 de maio

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 8, o governador do Estado de SP, João Doria, anunciou a prorrogação da quarentena até o dia 31 de maio. O isolamento social decretado anteriormente venceria no próximo domingo, 10. "Autorizar o relaxamento agora seria colocar em risco milhares de vidas, o sistema de saúde e, por óbvio, a recuperação econômica", defendeu.

Doria afirmou ainda: “O cenário é desolador. Queremos em breve poder anunciar a retomada gradual da economia.”

A medida vale para todos os municípios do Estado e serve para evitar o colapso do sistema de saúde. 

Leia na íntegra.

t