Sábado, 17 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

3 dicas para profissionalizar o seu acompanhamento processual

Marcela Quint

Otimize as atividades de rotina e ganhe mais tempo para inovar na sua forma de advogar.

quarta-feira, 20 de junho de 2018

O acompanhamento processual é uma tarefa que costuma tomar bastante tempo da rotina do advogado ou do seu estagiário, não é? Só que, por se tratar de uma ação rotineira, alguns profissionais não dão a devida atenção para essa atividade.

O que muitos não percebem é que, otimizando a sua rotina, o advogado ganha tempo para investir em inovação! Por isso, neste texto vou dar algumas dicas para o profissional que quer otimizar o seu acompanhamento de processos e ganhar mais tempo. Olha só:

1. Trabalhe em equipe

Se você atua com mais advogados ou outros colaboradores, é fundamental aproveitar o melhor dos seus recursos humanos. Para isso, é muito importante concentrar não só os andamentos dos processos, mas também todos os dados dos seus clientes num só lugar, principalmente os prazos e o histórico de atendimentos.

Assim, todos no escritório conseguem acessar as informações caso seja necessário ou se o profissional responsável precisar se ausentar da sua rotina de trabalho. O resultado é uma equipe mais alinhada, prazos processuais em dia e clientes mais satisfeitos!

Além disso, pode ser muito útil usar softwares jurídicos em que o advogado consegue delegar tarefas assim que souber de um novo andamento. Eliminando essas pequenas pendências do dia, seu trabalho flui com mais rapidez e você ganha em produtividade.

Se você tem vontade de otimizar o seu trabalho, vem conhecer o Astrea, o software jurídico mais completo do mercado.

2. Reduza as chances de erros

Um dos passos para profissionalizar o acompanhamento processual é reduzir ao máximo as chances de erros humanos. Por isso, é muito importante manter um backup de todas as informações sobre casos e processos, para evitar que os dados sejam perdidos no caso de algum problema no seu computador.

Outro ponto importante é diminuir os riscos de deletar alguma coisa acidentalmente, caso faça o acompanhamento manual. Uma solução para evitar esses perigos pode ser o uso de um software jurídico online, que mantém as informações seguras na nuvem e possíveis de serem recuperadas facilmente. No blog da Aurum, nós listamos 9 motivos para deixar as planilhas de controle de processos e dar mais escalabilidade para o crescimento do seu escritório. Se você ainda faz esse tipo de acompanhamento, eu recomendo que você dê uma olhada nesse conteúdo.

Com o Astrea, por exemplo, seu escritório pode crescer sem tantas preocupações. Experimente grátis!

3. Aposte na tecnologia

Como eu falei ali em cima, um software jurídico pode ser bastante útil para manter as informações seguras, centralizadas e disponíveis onde quer que o advogado esteja. Investir em ferramentas tecnológicas que buscam os andamentos de processos automaticamente também pode diminuir o tempo que o advogado gasta no seu acompanhamento processual. Além disso, um software jurídico completo otimiza também outras tarefas da rotina do advogado, o que faz com que você tenha mais tempo para se dedicar aos processos de fato.

Também recomendo que você busque integrar todas as suas ferramentas. O sistema para advogados Astrea, por exemplo, permite que você sincronize a sua agenda do Google, da Apple ou do Outlook com a agenda jurídica do sistema. Além disso, com o Astrea você também pode receber notificações no seu celular e acompanhar seus processos de qualquer lugar!

Conclusão

Por fim, acho que podemos dizer que o acompanhamento processual representa bem mais do que uma tarefa demorada no cotidiano, não é? Então, quando o advogado otimiza essa atividade, ele pode se sentir mais seguro para exercer a advocacia de maneira profissional e responsável. Se você quer descobrir mais maneiras de melhorar o seu controle de casos e processos, eu recomendo esses três conteúdos aqui:

- Controle de escritório de advocacia: 4 passos essenciais
- 6 motivos para transformar o seu acompanhamento processual
- Prazo processual: como ter previsibilidade das atividades do escritório

Além disso, se você ficou interessado em automatizar as suas tarefas e ganhar mais tempo, experimente gratuitamente o Astrea, o melhor software jurídico do mercado!

____________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Aurum Software LTDA