MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Sociedade limitada deve publicar balanço?

Sociedade limitada deve publicar balanço?

Ludimila Diniz de Souza

Lei vigente desde 2008 promoveu inúmeras alterações na Lei das Sociedades Anônimas, sendo uma das mais importantes a da convergência das normas de contabilidade do Brasil com as normas internacionais, bem como a criação da figura das sociedades limitadas de grande porte.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Atualizado em 22 de julho de 2010 16:10


Sociedade limitada deve publicar balanço?

Ludimila Diniz de Souza*

Lei vigente desde 2008 promoveu inúmeras alterações na Lei das Sociedades Anônimas, sendo uma das mais importantes a da convergência das normas de contabilidade do Brasil com as normas internacionais, bem como a criação da figura das sociedades limitadas de grande porte, que são aquelas que tiverem ativo superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual de R$ 300 milhões.

A estas sociedades de grande porte deve ser aplicada a legislação das sociedades anônimas, que prevê a necessidade de escrituração e elaboração de balanços e a obrigatoriedade de auditoria independente, por profissional registrado na Comissão de Valores Mobiliários - CVM. Contudo, a referida lei não previu a divulgação das demonstrações financeiras.

Em recente decisão, o Poder Judiciário decidiu pela desnecessidade da divulgação do balanço pelas sociedades limitadas de grande porte. Ou seja, nada mais fez do que cumprir literalmente o disposto em lei.

Vale lembrar que vige no Brasil a liberdade de empresa plena, limitável apenas por Lei, pelo que, não havendo norma prevendo, não há necessidade de divulgação de balanço se não for do interesse da Companhia.

A própria CVM, ao emitir comunicado ao mercado sobre as alterações impostas pela legislação aqui comentada, nada abordou sobre a expressa obrigatoriedade de publicação de demonstrações financeiras, mantendo sintonia com tal entendimento.

Desta forma, para que tal exigência se torne obrigatória, antes é necessário haver uma alteração na legislação em vigor, pois a mesma nada dispõe sobre a necessidade de publicação de balanço.

_______________

*Sócia do escritório Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial

_______________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca