MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Controvérsia sobre aplicação da multa do art. 477, parágrafo oitavo da CLT em caso de atraso na homologação do TRCT

Controvérsia sobre aplicação da multa do art. 477, parágrafo oitavo da CLT em caso de atraso na homologação do TRCT

Cristian Colonhese

A aplicação da multa estabelecida pelo parágrafo oitavo do artigo 477 da CLT não raro comporta divergentes interpretações quanto à sua aplicação nos casos práticos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Atualizado em 10 de agosto de 2010 11:35


Controvérsia sobre aplicação da multa do art. 477, §8° da CLT em caso de atraso na homologação do TRCT

Cristian Colonhese*

A aplicação da multa estabelecida pelo parágrafo oitavo do artigo 477 da CLT (clique aqui) não raro comporta divergentes interpretações quanto à sua aplicação nos casos práticos.

Há uma recorrente dissonância de julgados acerca da aplicação de referida penalidade no caso de atraso tão somente quanto à homologação da rescisão do contrato de trabalho.

Pela aplicação da multa em apreço, o argumento de que o acerto rescisório não se resume ao pagamento de valores, sendo este ato complexo que envolveria a entrega de guias (CD e TRCT código 1), para percepção de seguro-desemprego e levantamento do FGTS, bem como a devida homologação da rescisão.

Contudo, em nosso sentir, a redação da norma é claro no sentido de imputar a penalidade no caso de inobservância do prazo de pagamento das verbas, sendo que sequer se menciona o aperfeiçoamento do acerto rescisório, com a homologação. Com a devida vênia, citamos a norma :

Art. 477 - É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direito de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa.

(...)

§ 6º - O pagamento das parcelas constantes do instrumento de rescisão ou recibo de quitação deverá ser efetuado nos seguintes prazos:

a) até o primeiro dia útil imediato ao término do contrato; ou

b) até o décimo dia, contado da data da notificação da demissão, quando da ausência do aviso prévio, indenização do mesmo ou dispensa de seu cumprimento.

(...)

§ 8º - A inobservância do disposto no § 6º deste artigo sujeitará o infrator à multa de 160 BTN, por trabalhador, bem assim ao pagamento da multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário, devidamente corrigido pelo índice de variação do BTN, salvo quando, comprovadamente, o trabalhador der causa à mora. (grifos nossos)

Assim, nos parece que o requisito para incidência da multa preconizada pelo §8° é unicamente a falta de pagamento dos valores rescisórios no prazo estabelecido pela norma e não a falta de entrega de documentação ou homologação neste prazo.

Portanto, inviável a aplicação da penalidade para além da expressa previsão legal, sob pena de clara ofensa ao princípio da legalidade. Certo é que a interpretação normativa não pode ultrapassar os limites que a própria norma expede de forma clara e evidente.

Outrossim, poderia se admitir uma outra espécie de condenação pelo atraso na entrega de guias rescisórias ou homologação, como uma reparação pelos danos morais e materiais que este atraso possa vir a causar.

Nos parece que dessa forma melhor se alberga o trabalhador, sem confrontar os limites da lei.

__________________

*Advogado do escritório Colonhese Sociedade Advogados

__________________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca