MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Lula, um democrata, um estadista?

Lula, um democrata, um estadista?

Ele pode ser chamado de tudo, de líder carismático, nosso guia, profeta, gênio, herói, só não pode ser considerado democrata, nem estadista.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Atualizado em 11 de setembro de 2012 14:53

Segundo a presidente Dilma, rebatendo as críticas de Fernando Henrique ao governo trabalhista, está fora de dúvida que Lula é um autêntico "democrata", além de indiscutível "exemplo de estadista". O esporte preferido dos políticos é brincar com as palavras. Lula pode ser chamado de tudo, líder "carismático", nosso "guia", "profeta", "gênio", "herói", etc. Só não pode ser considerado nem democrata, nem estadista.

Para identificar a personalidade política de Lula é preciso remontar ao início do século XX, quando certos grupos sindicalistas franceses forjaram nova prática de luta, a "ação direta", que seria a principal arma dos sindicatos dali em diante até nossos dias.

A ação direta dispensa qualquer tipo de mediação para a conquista de seus objetivos, como a lei, as normas, o parlamento, a ética, as instituições, a tramitação normal em todo o processo de reivindicação social. Basta a nobreza e a santidade dos fins, para justificar os meios, a violência, a transgressão, a antecipação e a brutalidade das greves, e todo tipo de atentados à convivência normal entre as pessoas. A urgência dos resultados fala mais alto do que a lei, o parlamento, o diálogo, o acordo entre as partes.

Lula começou como sindicalista no ABC, com comícios na porta de fábricas, incitação dos trabalhadores e promessas temerárias de fundo irracional. Pouco a pouco foi definindo seu perfil, que nunca foi de um democrata, nem de um tecnocrata (como Dilma), e muito menos de um estadista, mas o perfil de um demagogo puro-sangue.

Neste texto não se visa desqualificar a pessoa de Lula, e sim, pelo contrário, qualificá-lo em sua precisa identidade política. A palavra "demagogo" tem aqui uma conotação técnica, a mesma que foi dada por Aristóteles. Para este filósofo a demagogia constitui a degeneração da democracia, ou seja, a sujeição da política aos fins pessoais. Segundo Bobbio, Matteucci e Pasquino, a demagogia não é propriamente uma forma de governo nem um regime político. Limita-se a uma prática apoiada diretamente nas massas, mas desviando-as de sua real e consciente participação ativa na vida política ("Dicionário de Política").

Pelos seus métodos demagógicos e populistas, Lula não pode ser um democrata, e pelo seu papel de eversor ou destruidor das instituições, jamais poderia constituir-se num estadista. Estadista é aquele político que põe o Estado a serviço da sociedade. Lula coloca a sociedade a serviço do Estado e o Estado a serviço de um partido. Desde sua posse não fez senão ocupar todos os postos de direção do Estado não pelo mérito dos servidores, mas por sua condição de petistas. Antecipou e radicalizou o sistema de cotas para a totalidade de sua administração, transformada em negócio de pai perdulário para filho mimado.

__________


* Gilberto de Mello Kujawski é procurador de Justiça aposentado, escritor e jornalista





__________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca