MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Mentoração

Mentoração

Ricardo Oliveira Franceschini

O autor fala da importância do "mentor" para auxiliar as pessoas profissionalmente.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Atualizado em 3 de julho de 2013 17:04

Atualmente, no mundo corporativo, todos nós necessitamos de orientações para alcançarmos os resultados e as respostas que desejamos. Todos os profissionais precisam de fontes seguras de inspiração e suprimentos que contribuam para o desenvolvimento de seu potencial.

Nesse tom, para a viabilização de nossos projetos e para a excelência no aprendizado, devemos ter conosco uma pessoa que nos auxilie, desenvolva e inspire a fazer o que pretendíamos para nossa vida profissional, mas as dificuldades que encontrávamos nos distanciavam desses objetivos. Esse guia nada mais é do que o mentoring, ou seja, nosso mentor profissional para relacionamentos e experiências.

Mas, para entender um pouco sobre a mentoria, também chamada de mentoração, faz-se necessário voltarmos um pouco na história para identificarmos de onde surgiu o conceito de mentor.

Considerada uma das maiores obras da literatura, a Odisseia, de Homero, expressa com força e beleza a grandiosidade da remota civilização grega.  O poema além de ser fonte de lealdade, perseverança e ensinamento moral, demonstra, além de tudo, a figura do mentor representada pelo amigo do personagem principal da trama, chamado de Ulisses. O mentor e amigo de Ulisses foi o grande responsável pelo apoio à sua família em suas longas viagens, apresentando admiráveis qualidades: professor, guia, conselheiro, guardião, orientador e modelo.  

Assim, como a história grega apresenta, mentoria é um processo pelo qual duas pessoas interagem com escopo de potencializar a performance profissional através de uma pessoa mais experiente. Trata-se da sistematização de um recurso pelo qual uma pessoa dá poder ou autorização à outra para que esta possa orientá-la e guiá-la não só na esfera do trabalho, mas em um contexto mais amplo de vida e carreira.

Como mentor, seu papel também é conseguir resultados, responsabilidade pessoal para assegurar que o seu mentorado adquira e desenvolva as habilidades de que necessita. O mentor torna-se um guia, um líder do aprendiz, assumindo os riscos que envolvem inspirar responsabilidade e encorajamento. O mentor conhece os obstáculos e podem prover direção e inspiração para o desenvolvimento do profissional orientado, pois já navegou por essas águas anteriormente.

A professora Sondra Higgins Matthaei1 conceitua mentor como "uma pessoa que caminha a jornada da vida com outra, apontando os limites, modelando alternativas, apoiando escolhas e interpretando os eventos da vida".

Por isso, para que haja efeitos positivos, o mentorado precisa ser flexível e, para aprender, ser tardio para falar (humilde) e pronto para ouvir experiências de sucessos e fracassos. O mentor é uma arvore valiosa de sabedoria, pela qual o profissional poderá colher os frutos de lições importantes que podem prevenir teorias equivocadas, falhas de caráter, erros de avaliação e métodos ineficazes de trabalho2, ou seja, tornar completas a visão e a missão.

De toda a sorte, a mentoração pode até parecer informal, mas precisa ser planejada. Os planos podem e devem ser incorporados aos planos gerais de desenvolvimento definidos numa revisão de desempenho - processo de capacitação de poderes que focaliza os requisitos de aprendizado. Os objetivos da mentoria é ajudar o orientado a se tornar consciente de como está se saindo, em que precisa melhorar e o que precisa aprender.

Portanto, tanto o mentor como o mentorado podem receber e oferecer o que falta para cumprimento da missão profissional. Pois, não importa quão bom você seja como profissional, ninguém é autor sozinho da sua história. Somos construídos e construtores da nossa personalidade.

_________

1 Mattaei, Sondra Higgins. Mentoring in the Classroom.2006
2 GUERRA, Manassés: Liderar é preciso. 2012. Ed. Recriar.

_________

* Ricardo Oliveira Franceschini é advogado do escritório Martorelli Advogados.


 

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca