MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Publicado novo decreto que regulamenta o regime de admissão temporária nas atividades aduaneiras

Publicado novo decreto que regulamenta o regime de admissão temporária nas atividades aduaneiras

Marco Antonio Dantas

O decreto 8.187/14 altera os procedimentos do regime de admissão temporária do decreto 6.759/09 que regulamenta as atividades aduaneiras das operações de comércio exterior.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Atualizado em 28 de janeiro de 2014 11:51

Foi publicado o decreto 8.187 na edição do dia 20/1/14 do DOU que altera os procedimentos do regime de admissão temporária do decreto 6.759/09 que regulamenta as atividades aduaneiras das operações de comércio exterior.

A legislação manteve o limite de prazo de cem meses para permanência no país das mercadorias importadas por admissão temporária, mas passou a permitir a renovação do prazo para os casos de uso econômico da mercadoria com finalidade de arrendamento operacional de aluguel ou de empréstimo, celebrado entre o importador e a empresa estrangeira.

Para isso, antes do vencimento do prazo, o beneficiário deverá tomar as providências para renovação do prazo de permanência, sendo facultada a transferência para outro regime aduaneiro especial, inclusive a concessão de nova admissão temporária, que poderá ocorrer sem a necessidade de saída física dos bens do território nacional.

A medida é relevante, pois reduz os custos tributários e operacionais decorrente da necessidade de retorno ao exterior com o vencimento do prazo fixado no regime, permitindo também novas estratégias para desenvolvimento das atividades das empresas nacionais e estrangeiras.

Importante destacar que o benefício não abrange as operações de importação sujeitas ao regime aduaneiro especial de exportação e de importação de bens destinados às atividades de pesquisa e de lavra das jazidas de petróleo e de gás natural (REPETRO).

Para a modalidade do regime de admissão temporária sem uso econômico dos bens importados ficou mantido o prazo máximo de seis meses prorrogável igual período.

___________

* Marco Antonio Dantas é coordenador da área de Direito Tributário do escritório Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca