MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Novo Plano Diretor de São Paulo e as inovações na mobilidade urbana

Novo Plano Diretor de São Paulo e as inovações na mobilidade urbana

É nítida a tentativa de estabelecer novo paradigma na mobilidade urbana do município: incentivo ao maior adensamento próximo às vias de transportes públicos.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Atualizado em 17 de julho de 2014 12:11

Mudanças importantes estão por vir com a aprovação do novo Plano Diretor Estratégico do município de São Paulo, especialmente nos setores da habitação social e da mobilidade urbana. O texto, aprovado pela Câmara de São Paulo no dia 30 de junho, depois de intensa participação de diversos setores da sociedade, define as diretrizes urbanísticas para a capital nos próximos 16 anos.

É nítida a tentativa de estabelecer novo paradigma na mobilidade urbana do município: incentivo ao maior adensamento próximo às vias de transportes públicos; estímulo ao uso do transporte coletivo em detrimento do individual; oferta de serviços e de postos de trabalho em regiões essencialmente residenciais, com a consequente redução da necessidade de deslocamentos em massa.

Fala-se, portanto, em uma cidade mais "compacta". Assim, o Plano incentiva a construção de prédios com a chamada "fachada ativa", que tenham estabelecimentos comerciais. As áreas próximas a corredores de ônibus ou a estações de metrô, trem ou monotrilho poderão ter edifícios com até quatro vezes a área do terreno onde forem construídos, dependendo do bairro e desde que seja realizado o pagamento de outorga onerosa do direito de construir, que, grosso modo, é uma autorização de construção obtida por meio de pagamento ao erário público. Outro aspecto peculiar do novo Plano é a previsão da transformação paulatina do Elevado Costa e Silva. A simbólica obra paulistana deverá ser demolida ou transformada em parque linear.

É evidente que transformações dessa magnitude suscitam opiniões das mais divergentes e o estabelecimento de juízo de valor deve ser precedido de muita cautela para não se correr o risco de opiniões levianas. No entanto, é impossível não admitir que o processo de elaboração dessa lei tenha sido marcado por um amplo processo participativo de variados setores da sociedade paulistana, único caminho viável para se repensar São Paulo, com o objetivo de torná-la uma cidade mais planejada, agradável e justa.

_____________

* Maís Moreno é advogada do Advogada do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados.






AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca