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Como ela consegue?

Alexandra Bank

Nossa habilidade em resolver problemas e executar várias tarefas ao mesmo tempo nos ajudam a tomar boas decisões empresariais.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Atualizado em 14 de agosto de 2014 15:15

O tema não é novo, já foi até título de filme e é a frase que mais escuto. Com mais de 20 anos de formada, bagagem profissional e de vida, muitas vezes sou procurada por outras Saias como mentora (sim, nós temos esta função no grupo) para assuntos profissionais diversos e até para questões pessoais e familiares e muitas vezes o tema é como conciliar nossas múltiplas funções. Por isso escolhi o tema para escrever um artigo pelo Juridico de Saias, grupo de mulheres, advogadas de empresas, do qual participo ativamente e com muito orgulho.

Já perdi muito tempo tentando entender porque nós mulheres temos esta necessidade de ser multifuncional. Acredito que seja uma escolha nossa e que somos nós quem a transformamos em obrigação da qual não mais conseguimos nos livrar, mas que pelo menos ultimamente, acabou virando uma qualidade no mundo corporativo. Nossa habilidade em resolver problemas e executar várias tarefas ao mesmo tempo nos ajudam a tomar boas decisões empresariais. E, apesar de não serem muito divulgados, várias pesquisas e dados econômicos demonstram que as empresas com maior número de mulheres em cargos de gerência e alta gerência geram mais dinheiro.

Trabalhar em horário integral, manter a casa em ordem, cuidar de filhos, manter acesa a chama do casamento; ter amigas(os) de infância, de faculdade, do trabalho. Fazer atividade física, ir a reunião de condomínio e da escola, a festa infantil e a jantar de amigos, a todo tipo de festas e eventos sociais. Comparecer a enterros, rezas, palestras de amigos e de temas relevantes para o trabalho, palestrar, escrever artigos, livros, recados na agenda escolar, viajar a trabalho e de férias com as crianças e, porque não, só com o maridão. Cozinhar a comida preferida da família. Fazer caridade, trabalho social, ajudar uma amiga em dificuldade, ainda que seja só escutando. Levar filhos a médicos, dentistas, fono, casa de amigos, casa da avó para poder sair a noite. Levar roupa para lavanderia e para costureira, sapato para sapateiro, carro para revisão. Assistir apresentação de ballet, judô e apresentação da escola. Comprar roupas e sapatos, supermercado, padaria, farmácia, presentes para aniversários, amigo oculto, flores para a casa, cortar cabelo, fazer unha, depilação, manter em dia a dermatologista, a ginecologista, endocrinologista, o calista, esteticista, cardiologista e estar atualizada sobre as novas leis, doutrinas e jurisprudência, sobre economia, política e novelas, freqüentar redes sociais, ter amigos virtuais, bater um bolo para o dia das mães, enfeitar a casa no aniversario dos filhos enquanto eles dormem para fazer surpresa ao acordarem, postar fotos para lembrar - e ser lembrada - que é gente, que tem família e que tem uma vida...

Enfim, COMO ELA CONSEGUE?

Se eu tivesse de resumir em uma única palavra, diria que é ORGANIZAÇÃO.

Engraçado é que minha mãe, de abençoada memória, jamais me consideraria organizada.

Em segundo lugar, OBJETIVIDADE. Coisa que vem com a maturidade e precisa de muito treino e que nos permite definir prioridades e, principalmente, dizer NÃO. Não posso ou não posso agora, não preciso e - o melhor de todos: não quero. Simples assim: eu não quero!

Em terceiro lugar use bem o seu tempo, o que envolve escolhas. É Impossível esgotar o tema, portanto escolhi 10 dicas:

1 - Antes de tudo, conheça-te a ti mesmo. Inspire-se nos outros, pegue o que lhe parecer oportuno, mas personalize a sua vida. Saiba o que é necessário e importante para você e descubra como é que funciona melhor para você, na sua vida, neste momento.

2 - Se você passa muito tempo no carro entre casa e o trabalho, aproveite este tempo para fazer a maquiagem e dar os telefonemas que puder: supermercado, farmácia, açougue e padaria (tudo o que for possível comprar por telefone) ou ligar para amigas, para a escola e médicos. Talvez fazer agenda ou ler e-mails. Se você não consegue fazer isso dirigindo, considere ter um motorista: Pode não ser um luxo, mas uma necessidade que torna sua vida mais fácil. Ou prepare-se para comprar o um daqueles carros que estão sendo inventados por aí e que circula sozinho, independentemente de motorista.

3 - O telefone, independente das múltiplas funções (internet, mensagens) é essencial para resolver problemas de trabalho e uma infinidade de outras coisas. Escolha o melhor lugar e momento. No carro já falamos acima. Eu tenho no banheiro e dificilmente alguém de meu convívio nunca ouviu barulho de água e soube que eu estava no banho. Não é o melhor lugar para telefone, mas eu prefiro renunciar a este momento do que ao jantar em família. Com raras exceções, não atendo telefone na mesa do jantar, sempre em família. Outra questão sobre telefone é aprender a encerrar conversas. Não perder tempo desnecessário. Não apenas por telefone, mas também pessoalmente, saber encerrar uma reunião ou um call e não perder o foco ou saber retomar o foco quando este foi completamente desviado, são armas que precisamos usar no nosso dia-a-dia.

4 - Mensagens. Tenha, use e abuse de todos os meios de comunicação que lhe permitam otimizar seu tempo. WhatsApp, Facebook, mensagens, e-mails. Não há restrições. Se sua diarista tem WhatsApp, marque o dia sem precisar falar ao telefone. Emails: estou apaixonada pelas novas regras - infelizmente ainda não muito difundidas, como não escrever mais de três linhas ou escrever no assunto o que é preciso (é recomendado repetir no corpo do email para as pessoas que ainda não aderiram as novas praticas). A leitura e resposta de e-mails é outra questão que merece atenção. Você consegue trabalhar com sua caixa postal aberta ao longo do dia? Se isto te distrai, estabeleça um horário para ler e responder emails. Se não houver disciplina você pode perder boa parte de seu dia.

5 - Crie regras claras e bem definidas e tenha certeza de que as transmitiu de modo adequado a todas as pessoas que precisam observá-las. Seja no trabalho ou na casa é preciso que as regras sejam conhecidas e cumpridas. E não hesite me mudá-las sempre que for necessário. Algumas regras da casa podem, assim como os telefones úteis, ser colocadas por escrito em local visível. Escrever a rotina da casa facilita para quem (como eu) tem rotatividade de empregada e não tem tempo nem paciência para ficar explicando tudo. No trabalho, a clareza das regas permite que a cobrança não seja encarada como questão pessoal.

6 - assuma responsabilidades. Se algo deu errado, procure a sua parcela de responsabilidade pelo erro, depois de encontrar a solução, é claro. Descubra o que deu errado para que não se repita e não para culpar alguém, até porque você será sempre o responsável, ainda que pela culpa in eligendo e in vigilando.

7 - sobre os cuidados pessoais, tenha em mente que não interessa a empresa em que você trabalha se a sua manicure não pode atender antes das 09:00h, arrume outra que possa.

8 - não conte somente com sua boa - ou mesmo excelente - memória. Registre tudo o que for importante. Use cadernos, post it, e-mails, anotações em documentos, comentários em arquivos etc. Registre tudo. Tenha uma agenda organizada e atualizada, sempre. Compartilhe agenda com secretária, grupo de trabalho, filhos e marido. E quando for agendar um compromisso, tenha em mãos todas as informações necessárias.

9 - Mantenha sua necessaire sempre pronta e aprenda a fazer mala. Uma saia ou calça básica, preta ou jeans, lhe dão a segurança necessária para levar apenas blusas para trocar.

10 - E, o mais importante: faça tudo isso com um sorriso no rosto e muita segurança. Afinal, você fez o melhor que estava ao seu alcance e a sua segurança é um porto seguro para sua equipe e familiares.

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*Alexandra Bank é advogada e membro do Jurídico de Saias.

Jurídico de Saias

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