domingo, 18 de abril de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Tecnologia muda a forma de trabalho do operador do direito

Leandro Rodriguez

Culturalmente, a área jurídica sempre foi a menos adaptada à informática. Hoje, o profissional que não se adequou à digitalização da burocracia tem dificuldades para realizar suas atividades.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Foi-se a época que o Gartner Group divulgou que só 5% dos advogados usavam a tecnologia em seu trabalho. Culturalmente, a área jurídica sempre foi a menos adaptada à informática. Hoje, o profissional que não se adequou à digitalização da burocracia tem dificuldades para realizar suas atividades.

Começando pelo uso do tablet, os advogados se acostumaram às novas plataformas. O próprio cenário obrigou a essa modernização. Atualmente, a maioria dos escritórios jurídicos tem um software de gestão de processos; além disso, há os sistemas de acompanhamento e aqueles dos tribunais, como as soluções oferecidas pela Kurier.

O uso da tecnologia, a partir da implantação do PJe virou mandatário. Agora, é possível fazer uma petição online, e também não é mais preciso ir ao fórum para ler os autos do processo ou requerimentos. Com a quantidade de informação necessária para realizar um bom trabalho, sem a ajuda dos computadores, seria preciso ler cada um dos Diários Oficiais dos Tribunais e visitar todos os fóruns para dar andamento aos processos.

As mudanças que a tecnologia trouxe, portanto, são positivas e irreversíveis. A Justiça do Trabalho, por exemplo, já é em sua maioria eletrônica. Os Juizados Especiais Cíveis também já operam quase 90% em meio digital. É importante destacar que isso não eliminará a presença no tribunal, o juiz ainda ouvirá as partes pessoalmente, mas o trabalho como um todo ganhará em produtividade e celeridade.

___________________

*Leandro Rodriguez é diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Kurier Tecnologia.

Atualizado em: 27/8/2014 11:46

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade