MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Jurisprudência e Concursos Públicos

Jurisprudência e Concursos Públicos

Leonardo Pereira

O candidato que se prepara para concursos públicos precisa se atentar ao que semanalmente é decidido pelos Tribunais.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Atualizado em 4 de agosto de 2015 15:59

O candidato que se prepara para concursos públicos, principalmente os jurídicos, precisa se atentar mais ao que semanalmente é decidido pelos Tribunais Superiores do Brasil. A nota é válida também aos futuros advogados que, a cada quadrimestre, são avaliados pela Fundação Getúlio Vargas.

Além da necessidade imediatamente considerada, a da plenitude de conhecimento dos temas que são caros aos operadores do Direito, sob o prisma estratégico, estamos diante de um manancial de oportunidades que podem representar a aprovação ou não de um candidato.

As oportunidades avaliadas em números nos traz dados relevantes que comprovam a sugestão de estudo com base nos informativos jurisprudenciais. Por exemplo, na prova de Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal de 2015, dos 500 itens avaliados, 33 diziam respeito à posição do STF sobre determinada matéria, ou seja, 6% da prova teria sido construída com base no conhecimento absorvido nas publicações semanais do Tribunal.

Como fonte do Direito, não pode deixar de ser analisada e conhecida pelos estudantes, falha que ainda percebemos nas graduações, quando tratam do tema como fonte complementar à doutrina. Lembramos aos incautos estudantes que quando uma banca examinadora analisa um tema à luz do que decidiu um Tribunal Superior, ela não quer saber da posição desta ou daquela doutrina.

No mesmo exemplo citado, se associarmos às buscas o termo STJ, podemos afirmar que 10% da prova foram destinados a inquirir dos candidatos sua afinidade com como é interpretado o Direito nas instâncias superiores. E mais uma vez, analiticamente, se considerarmos a "jurisprudência" como uma matéria1, certamente ela seria uma das de maior peso, se não a maior.

Incentivar o estudo da jurisprudência passa ainda pelo fomento ao conhecimento jurídico vertical, além de ser estímulo ao domínio de nossa língua pátria, ponto que temos visto renegado às sarjetas do conhecimento.

Conheça os cursos de Jurisprudência Penal do STF e Jurisprudência Penal e Processual Penal do STJ do IOB Concursos. Com uma metodologia de ensino dinâmica e aprofundada, as aulas são lecionadas por professores especializados em preparação de concursos públicos jurídicos. Assista às videoaulas, gratuitamente.

____________

1 Planos de estudos são estruturados no tempo de dedicação a cada uma das matérias que são exigidas cobradas nos editais.

____________

*Leonardo Pereira é advogado graduado pela PUC de Minas Gerais. Atualmente é Diretor Acadêmico do IOB Concursos.

IBTP - INSTITUTO BRASILEIRO DE TREINAMENTO PROGRAMADO S.A.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca