quinta-feira, 6 de maio de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

Então Você Foi Aprovado na Primeira Fase do Exame de Ordem

Leonardo Pereira

Sugestões para que seu domingo 13 seja um passeio, considerando os 4 dias que restam até a prova.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

E agora está com tanto frio na barriga que parece ter engolido um pinguim inteiro, congelado. Pois é meu caro e oprimido estudante, sua hora está chegando e cada minuto que você puder direcionar para sua preparação é elementar. Por isso, serei breve e essencial, pois sua escolha para a segunda fase do XVII Exame de Ordem já foi feita e não há nada que eu possa fazer no sentido de dissuadi-lo a trocar de matéria, optando, quem sabe, por uma de resultado menos sofrido. Sim, elas existem.

Então veja o que posso fazer para lhe ajudar: sugestões para que seu domingo 13 seja um passeio, considerando os 4 dias que restam até a prova.

1.Leia o Anexo III do Edital, evitando contra tempos na hora da prova. Se preferir, faço menção ao artigo do amigo Dellore, publicado há um ano, veja aqui.

2.Não é hora de ter razão, mas sim de dizer o que a banca lhe pede. Como exemplo, a primeira questão discursiva do XVI Exame de Ordem, Prova de Direito Civil, quase pedia para que o candidato repetisse seus argumentos nas duas alternativas. Mas, se é isso que a banca pede, faça sem questionar.

3.É inimaginável o número de inscritos que ainda vemos no pós prova, desesperados com o fato de terem assinado a peça processual. Por favor incauto!!!! Além disso, cuidado com os endereçamentos específicos demais que, de algum modo, fogem de um modelo abstrato de cabeçalho de peça, identificando-a.

4.O edital estipula limites de linhas para a peça processual e para cada uma das questões discursivas: os excessos não serão analisados, ou seja, nem precisa completar sua questão, pois a perda será dupla, já que gastou tempo para escrever o que não será considerado.

a.Limite para a peça prático processual: 150 linhas

b.Limite para as questões discursivas: 30 linhas para cada

5.A ordem de apresentação das questões no caderno de respostas deve seguir a ordem da prova: primeiro a peça e em seguida as questões discursivas.

6.Para o melhor posicionamento diante das questões discursivas, sugiro que essa semana pegue o Código que será usado na prova e marque o nome dos Capítulos. Isso contribuirá com sua visão geográfica da matéria, pois pode resolver a conexão de elementos importantes que andam soltos em sua memória e, principalmente, lhe ajudarão a localizar os macro temas com mais celeridade na hora da prova.

7.Por fim, pegue como exemplo o tempo de confinamento da primeira fase e o analise, de modo a ter os melhores resultados fisiológicos possíveis, tais como fome, sede e sono, fazendo de tudo para que nada lhe tire atenção.

No mais, estou certo que sua ansiedade o tem condicionado a estudar e treinar tudo o que pode ser otimizado até a prova. Sucesso!!

___________

*Leonardo Pereira é diretor acadêmico do IOB Concursos.

IBTP - INSTITUTO BRASILEIRO DE TREINAMENTO PROGRAMADO S.A.

Atualizado em: 17/9/2015 15:36

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade