MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Investimentos externos em um cenário de crise

Investimentos externos em um cenário de crise

Target companies no jargão negocial, trata-se da due diligence ou auditoria - uma ferramenta de extrema importância para a concretização de negócios de forma segura e inteligente.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Atualizado às 09:05

Apesar de o Brasil viver atualmente um momento de apreensão econômica e instabilidade política, a desvalorização cambial tem aquecido as relações comerciais entre investidores estrangeiros e empresas brasileiras alvo de operações de expansão comercial através de aquisições parciais ou totais, fusões e incorporações.

Em decorrência da decisão por parte de tais grupos, antes da efetiva concretização do negócio, uma etapa de grande importância envolve a análise das empresas alvo, também denominadas target companies no jargão negocial, trata-se da due diligence ou auditoria - uma ferramenta de extrema importância para a concretização de negócios de forma segura e inteligente.

A realização de due diligence em uma empresa permite que se tenha uma visão total e estratégica no momento em que se pretende adquirir uma empresa, pois ela tem como resultado os aspectos jurídicos (societários, contratuais, tributários, trabalhistas, regulatórios, contenciosos - incluindo certidões judiciárias - ambientais, dentre outros), fiscais e contábeis da empresa de forma atualizada e confiável, visto que é realizada por empresas externas à target. Este procedimento, portanto, serve como um modo de prevenção de riscos e como um elemento fundamental para embasar a decisão de prosseguir ou não com determinada transação, visto que é fornecido um amplo panorama de ativos e passivos da empresa a ser negociada e alvo de investimento, estes últimos muitas vezes em montantes consideráveis. A identificação de passivos da empresa a ser eventualmente adquirida é uma das etapas mais importantes visto que pode impactar no preço e forma de aquisição.

Para que a due diligence ocorra da melhor maneira possível, recomenda-se que sejam envolvidos profissionais técnicos e especializados em seu procedimento, assim como a orientação para a target sobre o procedimento a ser realizado, facilitando-se o fornecimento de documentação e informações. Sugere-se, antes de mais nada, a assinatura de um memorando de entendimentos, estabelecendo prazos para a transação, sendo que esse documento pode incluir a exclusividade da negociação entre as partes e deve conter cláusulas de confidencialidade para um seguro intercâmbio de documentos e informações.

Geralmente os procedimentos de auditoria envolvem duas frentes: a auditoria jurídica e a contábil, conduzidas separadamente, mas cujas informações atuam de forma complementar, dependendo da area de atuação da target empresas de cunho técnico podem ser envolvidas, como por exemplo consultorias em engenharia.

O trabalho de uma due diligence resulta na produção de um relatório que funciona como um retrato atualizado da situação da empresa. Através deste raciocínio, percebe-se que a decisão de submeter uma empresa a um procedimento de due diligence pode partir de uma decisão da própria empresa auditada, para organização de seus documentos, informações, facilitando identificações de pontos fracos e fortes, em eventual decisão de se submeter à venda.

A due diligence pode ocorrer em algumas modalidades, a saber:

 Due Diligence de Venda (Vendor Due Due Diligence), quando uma empresa coloca-se no mercado para aquisições.

 Due Diligence de Aquisição (Acquisition Due Dilligence), quando um investidor decide auditar uma target company;

 Due Diligence de Investigação (Investigation Due Diligence), forma de investigação de uma empresa com dados disponibilizados publicamente (nesta modalidade a target company nao tem conhecimento do procedimento);

 Due Diligence em processos de Carve Out and Separation, quando uma empresa passa por um processo de reestruturação interna.

Por fim, percebe-se como a realização de uma auditoria serve como indicador da saúde de uma empresa do seu real valor, diminuindo riscos de negócios, auxiliando no estudo de concorrentes e principalmente como posicionamento em um mercado cada vez mais competitivo.

____________________

*Gabriel Soares Queiroz é advogado da Equipe de Consultoria Empresarial do escritório Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca