MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. 4 vantagens de ter seu escritório de advocacia na nuvem

4 vantagens de ter seu escritório de advocacia na nuvem

Ter seu escritório de advocacia na nuvem significa poder agregar diversos benefícios que otimizarão a rotina e as atividades da equipe, poupando não só o tempo como também os custos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Atualizado às 09:11

O advento da cloud computing já não é mais novidade. Empresas de todos os portes estão aderindo à este tipo de estratégia e a nuvem vem conquistando cada vez mais espaço no cenário corporativo. Os motivos são simples: a nuvem proporciona eficiência, organização, garante a segurança, provê continuidade de negócios e disponibilidade dos arquivos e aplicações da empresa.

Recentemente, a IDC (Internacional Data Corporation), consultoria especializada em tecnologia, afirmou que o mercado de computação na nuvem deve crescer mais de 20% só em 2015.

Mas o que meu escritório de advocacia tem a ver com isso?

Ter seu escritório de advocacia na nuvem significa poder agregar diversos benefícios que otimizarão a rotina e as atividades da equipe, poupando não só o tempo como também os custos. Além disso, é possível evitar sobrecargas aos membros da equipe.

Confira as vantagens de ter seu escritório de advocacia na nuvem:

  • Redução de custos

Um escritório de advocacia possui uma infinidade de arquivos, processos, papéis etc. Todo esse montante necessita de um espaço físico para ser devidamente armazenado. O problema é que a quantidade de itens a serem armazenados só aumentam, o que em certo tempo resulta em altos custos e complexidade de gestão/organização. Além disso, ainda existem os custos relacionados à impressão de inúmeros papéis.

Uma vez que o escritório está na nuvem, elimina-se os custos relacionados com armazenagem de arquivos, processos e papéis, já que o colaborador poderá acessar tudo através de qualquer dispositivo conectado à internet.

  • Segurança e continuidade de negócios

Garantir a segurança dos arquivos, processos e papéis é fundamental para a continuidade dos negócios e para a sobrevivência de qualquer escritório. Todos estamos sujeitos a desastres naturais, acidentes e falhas. Já parou para pensar o que aconteceria se o seu escritório pegasse fogo? Certamente tudo o que existe seria perdido.

Ter a estrutura do escritório de advocacia na nuvem garante que suas informações estarão devidamente armazenadas em datacenters com redundância, o que proporciona segurança e evita qualquer tipo de transtorno. Além disso, uma boa estratégia de cloud computing garante o backup das informações, para que em caso de paradas ou interrupções, a equipe possa acessar os arquivos de forma rápida.

  • Mobilidade

Advogados possuem uma vida agitada e cheia de compromissos, como reuniões fora do escritório, almoços com clientes e viagens, compromissos esses, que pode mantê-los fora do local de trabalho por horas ou até dias. Ainda assim é primordial que estejam conectados em tempo integral, no mínimo, ao seu e-mail e agenda.

Caso o escritório desse advogado não esteja na nuvem, é necessário carregar consigo pilhas e pilhas de papel para cima e para baixo, e ainda levará bastante tempo para localizar o que deseja, sem contar com a vulnerabilidade de perda destes documentos.

Em momentos como o citado acima, o ideal é que os arquivos e processos estejam disponíveis para serem acessados de qualquer lugar - com o escritório de advocacia na nuvem isso é possível. Todos seus arquivos e processos estarão disponíveis para serem encontrados e acessados rapidamente a qualquer momento, basta ter um dispositivo móvel conectado à internet.

  • Escalabilidade

Assim como toda empresa, um escritório de advocacia possui períodos de altas demandas e outros mais "tranquilos", ou seja, com essa oscilação constante pode haver necessidade de reduzir ou aumentar o armazenamento de dados rapidamente. Ao contratar uma solução na nuvem, não é preciso lidar com este tipo de transtornos e com a eventual aquisição de atualizações onerosas, é tudo responsabilidade do seu provedor de nuvem.

____________________

*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca