MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Escritório aumenta produtividade com o Themis em ambiente de nuvem

Escritório aumenta produtividade com o Themis em ambiente de nuvem

A migração para a nuvem refletiu em considerável aumento na agilidade do software jurídico, que passou a funcionar de maneira impressionante.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Atualizado em 11 de abril de 2016 16:59

No mercado há mais de 50 anos, o escritório de advocacia Velloso Advogados Associados é focado na área de telecomunicações desde a década de 1990. Originalmente trabalhando com foco no direito imobiliário, o escritório passou a exercer influência no segmento de telecomunicação quando iniciaram os processos de privatização das redes do país, estando sempre vinculado à questão imobiliária, ambiental e de contratos. Hoje é um dos grandes nomes em ambas as áreas.

Com sede na cidade de Campinas, em São Paulo, também conta com filiais nos estados do Rio de Janeiro, Paraná e correspondentes em todo o território nacional.

O desafio de possuir um banco de dados robusto e mobilidade de informações

Ricardo Velloso, sócio do Velloso Advogados, conta que o escritório já possuía o Themis em seu sistema interno e uma das grandes questões era a necessidade de agregar mobilidade e tornar as informações disponíveis para os advogados em situações como viagens de negócio ou audiências. Em casos como esses, o acesso à informação era demorado e muitas vezes era preciso designar alguém para repassá-las via telefone.

Contudo, o fator crucial que determinou a procura e posteriormente a migração para a nuvem foi a carência de um banco de dados mais robusto. A quantidade de registros no sistema era muito grande e o banco atual já não comportava as informações, o que fazia com que cada nova consulta aos arquivos fosse demorada e, consequentemente, prejudicava a produtividade da equipe. Nesse momento, o Velloso Advogados buscou a consultoria técnica da Aurum Software.

O Projeto

Ao detectar o problema, foram apresentadas duas soluções para o escritório: a primeira era a contratação de um outro tipo de banco de dados que comportasse todas as informações. Porém, com o aumento do dólar essa escolha seria muito onerosa para o escritório. Passaram então para a segunda opção, migrar o Themis para a nuvem.

Para desenvolver o Themis em ambiente de nuvem, foi apresentada ao Velloso Advogados a solução desenvolvida em parceria com a Penso Tecnologia, empresa especialista em soluções de cloud computing, que entrega soluções simples e focadas na utilização dos sistemas para benefício do negócio e que já contava com o perfil de banco de dados que eles precisavam.

O Resultado

A migração para a nuvem refletiu em considerável aumento na agilidade do software jurídico, que passou a funcionar de maneira impressionante, segundo Ricardo. A consulta e o gerenciamento de informações passaram a ocorrer de maneira rápida e eficaz, de forma quase imediata. Além disso, a segurança dos dados, bem como o backup das informações, passou a estar nas mãos de especialistas, já que a Penso Tecnologia mantém uma infraestrutura de primeira linha, utilizando datacenters certificados, equipamentos redundantes e alta disponibilidade.

Outro fator positivo que veio junto com a migração foi a mobilidade. Com o Themis na nuvem os advogados podem acessar as informações estando em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet.

"A parceria foi muito boa, desde a oferta da solução até a implantação. Tudo bem acompanhado", afirmou Ricardo Velloso, ao comentar a respeito do sucesso na migração do Themis para a nuvem.

_____________________

*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso
Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca