MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Para entender precisa ser do ramo?

Para entender precisa ser do ramo?

Por que a mais alta Corte de Justiça foi se meter na vida do Legislativo para afastar um deputado tão competente e dar lugar a esse tão desastrado?

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Atualizado em 11 de maio de 2016 10:36

Estava na minúscula sala do seu apartamento simplesmente mobiliado, olhando o grande e branco "A" que aparecia no lado inferior direito da sua velha TV, se perguntando mentalmente se naquele mês iria sobrar dinheiro para comprar o conversor de sinal digital, quando foi atraído pela voz estridente do repórter que comentava a decisão do vice-presidente da Câmara dos Deputados que teria anulado o impeachment da chefa do poder executivo.

Poucos dias atrás, enquanto tomava café, ouviu a notícia de que o presidente da câmara Federal havia sido afastado do cargo por uma decisão cautelar de um ministro do Supremo Tribunal e ao voltar do trabalho ficou sabendo que essa decisão havia sido mantida pelos demais ministros.

No dia seguinte, viu a reportagem, ao vivo, da primeira reunião da Câmara dos Deputados sob a presidência do vice, e ouviu o repórter falando... "está havendo uma confusão enorme no plenário! Deputados se queixam de que o vice-presidente é truculento, age com prepotência, não atende às solicitações dos deputados, não dá a palavra, desliga o microfone e....senhores e senhoras, acaba de declarar encerrada a sessão e sai pela porta lateral!"

E continuava o locutor "A estreia foi decepcionante! Houve troca de insultos e os deputados estão dizendo que a Câmara vai parar porque ninguém vai aceitar o comando do vice e nova eleição só poderá ocorrer em caso de morte, incapacidade física para o exercício da função ou renúncia do presidente afastado. E ele já declarou que não vai renunciar!"

E agora, novamente em frente à tela de sua TV, com aquele A branco incomodando, tomava conhecimento de que o tal vice, resolvera declarar nula a votação do processo de impeachment naquela casa, impondo sua vontade pessoal contra a decisão de 367 deputados iguais a ele.

E a confusão, dessa vez foi generalizada: dólar subindo, bolsa baixando, senador dizendo que a decisão foi levada pronta para o vice, que só a assinou...rss...talvez tivesse aprendido a assinar depois de eleito como tantos outros colegas...etc...etc... a mandatária anunciando para o mundo e jornais internacionais estampando que o "golpe tinha sido sustado"!

Pensativo, ele ficou matutando..., mas então por que a mais alta Corte de (suposta como dizem sempre os repórteres da TV) Justiça foi se meter na vida do legislativo para afastar um deputado tão competente e dar lugar a esse tão desastrado?

Veio-lhe então à memória o episódio do dia em que ao retirar o seu velho carro, que não estava funcionando perfeitamente, da oficina onde levara para consertar, acabou parando no meio da rua no quarteirão seguinte. E quando reclamou do mecânico, ouviu dele:

- O manual dizia que era hora de trocar a rebimbóca da parafusêta!!!!

_______________

*Vadim da Costa Arsky é advogado.



AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca