MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 3 motivos pelos quais sua estratégia de planejamento de TI não está funcionando

3 motivos pelos quais sua estratégia de planejamento de TI não está funcionando

Se o resultado do seu planejamento para o ramo foi um tanto inesperado, confira três motivos que podem ter ocasionado alguns erros.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Atualizado em 13 de janeiro de 2017 09:08

No final do ano é comum que muitas empresas façam uma retrospectiva de seu planejamento anual, analisando passo a passo o que foi feito em cada setor. Na área de TI isso não é diferente. Mas, se o resultado do seu planejamento para o ramo foi um tanto inesperado, confira neste artigo, três motivos que podem ter ocasionado alguns erros.

Falta de fundamentos no planejamento de TI

Mais do que estruturar um bom planejamento de TI é preciso fundamentá-lo de modo efetivo. A empresa precisa acompanhar de perto os planos traçados, conhecer a tecnologia disponível para o trabalho e com isso, traçar objetivos bem definidos, assim como sua aplicação no dia a dia. Do contrário, todo o projeto sugerido para o período pode ser em vão. Confira abaixo alguns itens imprescindíveis para esta etapa inicial:

  • Avaliar externamente as principais tendências tecnológicas do mercado;
    Traçar um histórico de realizações;
  • Construir gráficos de maturidade de sua TI;
  • Fazer um roadmap de projetos;
  • Montar a projeção de investimentos.

Estrutura fora da nuvem

Que a nuvem é o futuro todo mundo já sabe, mas muitas companhias ainda preferem utilizar em seu planejamento de TI uma infraestrutura física, por acha-la mais rentável. Pois saiba que não é bem assim. O valor de um pacote de nuvem pode ser a princípio assustador. Mas na verdade é muito mais vantajoso do que utilizar o método convencional.

Ao contratar um serviço de nuvem, a empresa paga pelo tanto que utiliza. Sendo assim, o preço varia de acordo com o uso e tem a vantagem de não envolver maquinário físico. Evitando manutenção, entre outros. Porém, como este tipo de tecnologia ainda é considerada recente, antes de migrar para este serviço, vale contar com uma mão de obra especializada para garantir que suas aplicações tenham a segurança necessária. Além de uma boa criptografia de tráfego e link de internet, fundamental para acesso dos usuários.

Implantação inadequada

Outro problema recorrente para algumas empresas está na questão da implantação do projeto de nuvem. Se feita de maneira inadequada, essa implantação pode acabar prejudicando seu negócio - levando a perda de dados na nuvem. É comum encontrar erros como: uso de diversas ferramentas para um mesmo objetivo - o que pode prejudicar a operação; pular a etapa de homologação (testes) e não contar com mão de obra especializada.

Nós da Penso Tecnologia nos preocupamos com todas essas etapas e estamos aptos a fornecer um planejamento de TI fundamentado em bases sólidas, que vão desde a concepção do projeto até a migração correta para a nuvem. Além de contribuir com a evolução das empresas, queremos evitar o retrabalho constante de implementações errôneas, garantindo melhorias no fluxo de trabalho de nossos parceiros.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca