MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Peguei um Ransomware, o que devo fazer?

Peguei um Ransomware, o que devo fazer?

Um dos piores tipos de vírus que pode infectar sua máquina é o Ransomware, e isso pode acontecer de diversas maneiras.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Atualizado em 17 de abril de 2017 07:47

Um dos piores tipos de vírus que pode infectar sua máquina é o Ransomware. Isso pode acontecer de diversas maneiras, ao abrir e-mails maliciosos, links suspeitos via downloads, e até por meio das redes sociais. Neste artigo, explicamos o que ele é, e listamos como é possível se proteger dele.

Peguei um Ransomware! O que fazer?

Antes de saber como se defender, primeiro é preciso saber o que é o Ransomware. Ele é um tipo de vírus que ao infectar seu computador, "sequestra" dados importantes e bloqueia seu acesso a eles por meio de criptografia, cobrando resgate via bitcoins (tipo de moeda virtual que permite transferências anônimas em dinheiro), para devolvê-los. Hoje, um bitcoin equivale a cerca de R$ 3.680,00. Porém, não é indicado pagar o resgate desses dados, uma vez que não há garantia de que irão devolvê-los.

Como é possível eliminá-lo?

Eliminar um Ransomware já instalado é quase impossível. Se por acaso sua máquina estiver contaminada, provavelmente precisará passar por uma formatação, deletando permanentemente todos os dados, informações e programas de seu computador.

Backup na Nuvem

A melhor maneira de evitar a perda de arquivos e dados importantes é por meio de uma rotina diária de backup na nuvem. Esse tipo de armazenamento têm sido um dos mais utilizados, devido à facilidade de acesso e segurança que oferece. Mesmo se sua máquina for infectada por Ransomware ou outros vírus, como suas informações estão salvas em outro servidor, fica fácil recuperá-las.

Antivírus e Antispam

Outra medida importante para evitar a perda de dados e contaminação por Ransomware é o uso de um bom antivírus, com controle de conexão de sua máquina e de seu servidor. Para não correr riscos lembre-se de manter a função de atualização automática sempre ligada. Como a maioria dos Ransomwares são transmitidos via e-mail, também é valido contar com o auxílio de um antispam. Se sua empresa usa o Windows como sistema, vale ainda manter o firewall do software sempre ligado.

Alerta

Manter-se alerta em relação a links suspeitos, jogos gratuitos, downloads piratas, e-mails com conteúdo desconhecidos e até mensagens estranhas nas redes sociais, também é uma medida que pode evitar a contaminação de sua máquina. Treine sua equipe de trabalho para isso, e ao receber alguma dessas solicitações em seu computador, desconfie. Não clique.

Para reforçar a segurança de sua máquina, dados e informações, contar com um suporte de TI especializado é fundamental. Na Penso Tecnologia oferecemos diversas opções de backup e o suporte técnico de que seu negócio precisa. Saiba mais em: clique aqui.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca