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O papel do pensamento criativo na gestão de escritório de advocacia

Luciano Martins

É essencial que os escritórios disponham de uma gestão de escritório de advocacia eficaz para que os profissionais consigam inovar.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Atualizado em 17 de abril de 2017 07:59

A advocacia é reconhecida como uma profissão que exige dinamismo, organização e estudo contínuo, além de outros atributos essenciais para prestar o serviço jurídico com excelência. Por isso, é importante que os escritórios disponham de uma gestão de escritório de advocacia eficaz para que os profissionais consigam inovar e ir além da performance técnica para garantir a qualidade dos serviços prestados.

O advogado é responsável por acompanhar os processos, saber em qual instância cada um deles está sendo analisado e também manter seu cliente constantemente informado. Além disso, deve estar sempre atualizado sobre as novas tendências no seu ramo de atuação e no mercado jurídico como um todo.

Assim, quando o escritório não oferece ferramentas capazes de automatizar os procedimentos de rotina, a exemplo de um software jurídico, muitas vezes os profissionais não conseguem dar conta de todas essas tarefas e gerenciar o tempo para garantir mais produtividade. Isso pode contribuir para que muitos profissionais continuem atuando sob pressão e tensão.

Nos EUA, há uma preocupação constante com as significativas taxas de suicídio, de alcoolismo, de consumo de drogas e de depressão entre os advogados. Isso gerou uma nova necessidade que está se tornando popular entre os advogados: aprender a meditar. A iniciativa ajuda a manter a saúde mental, controlar o estresse, reduzir a pressão arterial, viver uma vida mais saudável e, consequentemente, responder mais apropriadamente a situações difíceis.

Incentive o pensamento criativo na gestão de escritório de advocacia

Para incentivar o pensamento criativo na gestão de escritório de advocacia, é importante avaliar o grau de satisfação dos colaboradores, fundamental para que os níveis de motivação e de produtividade de qualquer negócio estejam sempre em alta. Isso pode ser feito por meio de um questionário que avalia diferentes questões do dia a dia da empresa. Além de promover feedbacks constantes com os colaboradores. Assim, o gestor poderá promover ações estratégicas que garantam uma melhoria nos principais pontos citados pelos colaboradores.

Em entrevista, Simone Salomão, professora e coordenadora do curso de Administração Legal para Advogados da FGV/SP, revelou que a debandada de profissionais talentosos dos escritórios de advocacia apresenta motivos variados, como desgaste na convivência entre os colaboradores, alto nível de estresse, melhores remunerações em outras equipes, falta de autonomia para executar o trabalho, e ausência de férias.

No livro "Felicidade dá lucro", o presidente da Elektro, Márcio Fernandes, revela como funciona sua Filosofia Inovadora de Gestão, que valoriza as pessoas e torna os negócios mais sustentáveis. Ele trata sobre a importância de investir na qualidade do dia a dia de seus colaboradores para aumentar os lucros do negócio.

Promova uma gestão de escritório de advocacia mais eficaz e humanizada

Nesse sentido, estimular a criatividade dentro do escritório - e também na vida pessoal - significa encontrar soluções para problemas, sempre visando a otimização dos lucros ou do tempo. Por exemplo, quando um advogado se depara com um caso inteiramente novo e utiliza os seus conhecimentos e a sua experiência profissional para encontrar uma solução inédita ou inovadora, isso é ser criativo.

Incentivar que os profissionais busquem por conhecimento que vai além da área jurídica ou do ramo de atuação do escritório, promovendo uma gestão de escritório de advocacia mais eficaz e humanizada, pode ser essencial para reter os principais talentos do escritório. Com isso, a banca consegue garantir aos clientes a excelência dos serviços prestados e estimular o intraempreendedorismo junto aos colaboradores.

Ao incentivar o pensamento criativo na gestão de escritório de advocacia, é possível alcançar um diferencial estratégico, oferecendo mais do que o cliente espera, diferenciando-se dos concorrentes. Benefício mútuo, tanto para o escritório de advocacia quanto para os próprios profissionais.

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*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

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