MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Segurança da Informação: investimento fundamental para advocacias

Segurança da Informação: investimento fundamental para advocacias

Atualmente as ferramentas para garantir a proteção de dados e recuperação de informações digitais é o mais vasto possível.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Atualizado em 24 de abril de 2017 08:43

Em advocacias, além de lidar com legislação, causas e processos os profissionais lidam diariamente com o uso da informação. Mas para manter essa informação em segurança, é vital contar com o auxílio de um serviço especializado em TI. De modo a evitar vazamento de arquivos, bem como perda de processos, dados e outros documentos importantes.

Atualmente as ferramentas para garantir a proteção de dados e recuperação de informações digitais é o mais vasto possível. Em escritórios de advocacia, normalmente são usadas quatro tecnologias básicas para manter as informações a salvo: backup, firewall, antispam e antivírus.

Backup para segurança da informação

O primeiro passo para segurança da informação dentro de uma advocacia é fazer um backup constante dos arquivos. Isso possibilita uma recuperação de dados quase imediata. Mas, para isso, é importante mantê-lo sempre atualizado, copiando todas as informações relevantes para outros dispositivos como: discos rígidos, HD-externo, fita magnética ou nuvem.

Atualmente, o modelo mais usado é o da nuvem, que permite facilidade de acesso e armazenamento, sem depender de um espaço físico. Esse tipo de precaução é fundamental para situações de falhas de equipamentos, quebra, furtos ou até contaminação por vírus. Problemas que bloqueiam o acesso a dados, podendo resultar na perda de causas importantes, devido à falta de informações.

Firewall e antispam

Na rotina de um escritório, pode-se dizer que o fluxo de e-mails, acesso a banco de dados e sistemas de arquivos é constante. Para manter essas informações a salvo, também é importante investir no uso de firewall. Uma ferramenta de segurança que consiste em uma barreira de tráfego de dados. Ela é responsável por filtrar quais ações podem e quais não podem ser executadas na transmissão e recepção de dados em sua máquina.

Além disso, também é indicado o uso de antispam. Ferramenta de segurança para e-mails, que filtra e bloqueia mensagens indesejadas como propagandas e vírus. O uso destes serviços é fundamental para manter a caixa de e-mail de seu escritório em segurança, longe de contaminações, invasões e ameaças.

Antivírus

Outra ferramenta indispensável para quem lida com informação em meios tecnológicos é o antivírus. O antivírus nada mais é do que um software que identifica, bloqueia e remove pragas do universo cibernético. Os antivírus executam escaneamento de dados que protegem sua máquina de possíveis contaminações e invasões. Também ajudam na melhora do desempenho do computador e mantém sua privacidade a salvo. Para garantir um resultado eficiente é importante manter uma rotina de atualização do antivírus, bem como de seu escaneamento.

Equipe de TI

Para direcionar o uso correto dessas e outras ferramentas relacionadas à segurança de informação, bem como manter o fluxo e controle de sua TI em dia, nada melhor do que contar com um serviço especializado. Na Penso Tecnologia oferecemos diversas soluções para auxiliar na manutenção de seu escritório de advocacia. Para conhecer acesse o site e saiba mais.

____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca