MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. 6 dicas para desenvolver sua carreira e ser um diretor na área de TI

6 dicas para desenvolver sua carreira e ser um diretor na área de TI

Confira seis dicas para dar um up em sua carreira, e ser um diretor de sucesso na área de TI.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Atualizado em 27 de abril de 2017 08:51

Na área de tecnologia, ficar estagnado é um erro fatal para você cair no esquecimento nesse mercado. Confira seis dicas para dar um up em sua carreira, e ser um diretor de sucesso na área de TI!

Imagine a seguinte situação: você é um excelente profissional de tecnologia e consegue uma oferta de emprego para ser gerente de TI de um escritório de advocacia. Pois bem, depois de uns cinco anos, você percebe que, apesar do lugar ser muito bom, sua carreira deu uma estagnada. Sua empresa, de olho nisso, te chama para uma conversa e fica subentendido que você está devendo e precisa fazer algo para melhorar. E agora?

Essas situações são corriqueiras em muitos empregos, mas na área de tecnologia, isso é um mau sinal, principalmente para um gerente que deseja crescer e ser um diretor. Para evitar que isso aconteça, daremos a você 6 dicas muito interessantes para dar uma turbinada em sua carreira e, assim, ser um diretor de TI de sucesso.

Vamos deslanchar essa carreira? Vem com a gente!

1 - Invista em cursos

Tudo bem, seja superior ou técnico, você já tem algum tipo de formação em tecnologia. Mas para ser um diretor na área de TI diferenciado, você precisa ir além. Por isso, corra atrás de alguma pós-graduação, assim como certificações de empresas como Microsoft, Cisco, SAP etc. E nesse caminho, ter também um segundo idioma como o inglês é essencial, pois abrirá novas portas e ainda te dará muito mais segurança para enfrentar novos desafios, assim como aprender coisas novas.

2 - Aprenda sobre análises de dados e Big Data

É de conhecimento de todas as empresas de TI que o modo com o qual as empresas realizam negócios mudou. Hoje, tudo é feito eletronicamente e com ajuda de softwares. Logo, o volume de dados em que as empresas possuem acesso é bem grande. Com isso em mente, o gerente que quiser se tornar um excelente diretor na área de TI precisa conhecer várias ferramentas que captem, e reúna dados tais como o Data Visor, Datos IO, Alteryx, BigPanda etc.

3 - Mobile na veia!

Não tem jeito: o mundo do mobile é uma realidade em todas as áreas do mercado de trabalho. Por isso, o profissional deve conhecer todos os sistemas operacionais (Android, iOS, Windows Phone, MeeGo etc.) para aproveitar o crescimento do mercado. Assim, você mostra que é um profissional atualizado e consegue trabalhar com tecnologia em todas as suas formas.

4 - Crie um bom networking

Conhecer pessoas é fundamental. Elas te trarão conhecimento, novas ideias e a chance de compartilhar experiências, isso sem contar o fato de cada uma ser uma possível nova porta para que você chegue a um posto bem alto na área de TI. Por isso, se jogue de cabeça! Participe de palestras, eventos ou qualquer coisa do setor que te coloque em contato com essas pessoas. Sua evolução estará garantida!

5 - O futuro está na nuvem

Outra grande realidade na área de TI, o cloud computing está em toda parte. O serviço de nuvem, assim como a virtualização de processamento, redes virtuais e SDN Software-defined Networking são soluções que obrigatoriamente todo profissional que quer ser um diretor diferenciado precisa acompanhar. O importante é não ficar para trás e sempre estar oferecendo a seus clientes essas ferramentas, que são praticamente obrigatórias para qualquer empresa. Confira outras vantagens e características do serviço de cloud computing.

6 - Domine o SaaS

Por fim, o Software as a Service (SaaS) ou "Sotware como Serviço" é muito importante. Afinal, as empresas utilizam muitas ferramentas e aplicativos como serviços de CRM, automação de marketing, técnicas de análises etc. Nesse contexto, o bom diretor ajudará os funcionários da empresa na qual ele trabalha a entender, usar e analisar todos os resultados que essas ferramentas impactam no desempenho da companhia.

O profissional que tiver em mente que é sempre importante estar aprendendo e evoluindo, tem tudo para ser um diretor exemplar. Parar e ficar estagnado na área de TI é um erro fatal e o fará ser apenas mais um no mercado. Por isso, continue caminhando em busca de conhecer mais e mais. Afinal, esse é um mercado que está em constante evolução e, por isso, exige profissionais que tenham esse pensamento. Confira ainda mais dicas para dar um salto enorme rumo ao seu objetivo na área de TI.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca