MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 5 formas de reduzir custos com serviços de TI

5 formas de reduzir custos com serviços de TI

É importante aproveitar esse momento para obter uma TI mais definida e estratégica que ajude a organização ser competitiva no mercado.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Atualizado em 9 de agosto de 2017 13:37

Ao reduzir custos com serviços de TI, o desafio é ficar dentro do orçamento, sem abrir mão de metodologias, processos e sistemas eficientes que mantenham a empresa funcionando. É importante aproveitar esse momento para obter uma TI mais definida e estratégica que ajude a organização ser competitiva no mercado. Para isso, comece com uma boa análise do departamento de acordo com os objetivos da empresa. Confira cinco formas de fazer isso.

1 - Avalie os serviços de TI

Avalie os serviços de TI utilizados pela sua empresa para verificar se eles estão contribuindo com os resultados desejados. Livrar-se de sistemas ineficientes - que apresentam baixo rendimento e demandam altos recursos - ajuda a reduzir custos e direciona os recursos a processos mais completos, atualizados e integrados.

2 - Verifique o desempenho dos servidores utilizados

Concentrar seus serviços e softwares em vários servidores não garante bom desempenho se eles estiverem obsoletos ou apresentarem baixa qualidade. Às vezes, substituí-los por apenas um sistema mais potente oferece melhor performance e ainda reduz custos com fornecedores e licenças.

3 - Automatize processos

Para reduzir custos com serviços de TI, identifique as atividades repetitivas. Elas podem ser automatizadas para economizar custos e até tempo de sua equipe. Automatizar ainda agrega mais confiança, eficiência e qualidade aos processos, uma vez que elimina erros humanos, aumenta a produtividade e facilita o diagnóstico de possíveis falhas.

4 - Invista em cloud computing

Por meio do cloud computing, é possível transferir a infraestrutura de TI de uma base local para um sistema hospedado em nuvem. Com isso, há redução de custos com a contratação de softwares, manutenções e atualizações.

O serviço de nuvem oferece mais mobilidade para acessar o sistema da empresa em qualquer local com acesso à internet. Com isso, sua equipe não precisa estar no escritório para consultar dados do sistema, o que agiliza tarefa e economiza recursos. Sem contar que é uma forma eficiente de ingressar sua empresa no mercado tecnológico.

5 - Terceirize para reduzir custos com serviços de TI

Deixar os serviços de TI nas mãos de uma consultoria especializada pode ajudar a reduzir custos, otimizar os processos e até aumentar a rentabilidade. As empresas de terceirização acompanham as inovações tecnológicas e disponibilizam uma equipe especializada nos mais diversos segmentos do setor. Quem contrata esse serviço pode contar com resultados de qualidade, alinhados às suas estratégias e sob medida para suas necessidades.

A despesa com terceirização de TI é fixa e a empresa não precisa se preocupar com custos extras. Ao colocar no papel, investir em outsourcing oferece melhor custo-benefício do que concentrar internamente todos os serviços de tecnologia da informação.

Terceirizar os serviços de TI ainda permite que a empresa contratante se livre de processos operacionais e foque seus recursos e tempo no que é essencial para seu negócio. Como resultado, não somente reduz gastos, como aumenta sua rentabilidade.

Quer terceirizar os seus serviços de TI? A Penso é a parceira tecnológica de empresas dos mais diversos portes e segmentos. Certamente, oferece a solução adequada para seu negócio! Confira os diferenciais de terceirizar o suporte de TI ou serviço de nuvem conosco.

__________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca