MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Ciberataque: saiba como o backup na nuvem pode salvar sua empresa

Ciberataque: saiba como o backup na nuvem pode salvar sua empresa

Em um momento como esse você pode estar se perguntando: se mesmo uma empresa de nível multinacional é atingida por um vírus, como posso proteger meus negócios?

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Atualizado em 6 de outubro de 2017 12:59

Empresas de ao menos 74 países, incluindo o Brasil, foram alvos de ciberataques em larga escala no dia 12 de maio, causados por um ransomware WannaCry que aproveitou uma falha do windows para acessar sistemas vulneráveis. O vírus que sequestra dados importantes e inutiliza o sistema, até que as empresas infectadas paguem o valor do ''resgate'' das informações, atingiu diversas companhias ao redor do mundo, além de hospitais públicos e órgãos do governo.

No Brasil, ataques levaram empresas e órgãos públicos a tirarem sites do ar como ''medida de prevenção''. Algumas delas como a Petrobras, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal da Justiça de São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Norte e Ministério Público de São Paulo optaram pela medida e emitiram comunicados de esclarecimento ao público.

O que é um ransomware?

Um ransomware trata-se de um vírus da categoria malware, que acessa sistemas clandestinamente, sequestrando os dados do computador infectado. O vírus criptografa, com códigos fortíssimos, todas as informações do usuário. Em seguida, cyber-criminosos cobram o resgate dos dados, normalmente via bitcoins ou outras operações não rastreáveis. O que foi usado para o ciberataque é uma nova variação do vírus e está sendo chamado de WannaCry, WanaCrypt0r 2.0, Wanna Decryptor 2.0, WCry 2, WannaCry 2 e Wanna Decryptor 2.

Como se proteger do ciberataque

Em um momento como esse você pode estar se perguntando: se mesmo uma empresa de nível multinacional é atingida por um vírus, como posso proteger meus negócios? Uma dica de extrema importância é manter seu software constantemente atualizado. A tal falha do Windows, que permitiu a entrada do vírus em diversas máquinas, já havia sido corrigida pela Microsoft, no entanto nem todos os usuários fizeram a atualização, o que deixou uma brecha para invasores.

Outra solução para esse tipo de problema está no backup da nuvem - a melhor maneira de garantir que informações estejam completamente seguras, já que os arquivos são sincronizados com a nuvem de forma automática e externa. E mesmo se sua máquina for infectada por Ransomware ou outros vírus, com o backup na nuvem todas as informações e dados de seu sistema são facilmente recuperados.

Penso Cloud Backup

A Penso, sempre preocupada em oferecer as melhores soluções e possibilidades a seus clientes e parceiros, conta com o Penso Cloud Backup. Nosso sistema de backup na nuvem é uma solução completa que conta com garantia de arquivos corrompidos, compatibilidade com qualquer sistema operacional, emissão de relatórios por e-mail e redução de custos. Para mais informações, clique aqui.

______________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca