MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Peças jurídicas: automatize a produção sem perder qualidade

Peças jurídicas: automatize a produção sem perder qualidade

Luciano Martins

Usar modelos de peças jurídicas pode comprometer a sua qualidade. Conheça algumas ferramentas que auxiliam na redação e no dia a dia do advogado.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Atualizado em 21 de novembro de 2017 13:22

Redigir boas peças jurídicas é um desafio para qualquer advogado

Fatores como a qualidade do texto, argumentação consistente e conhecimento da legislação e jurisprudência são determinantes para o convencimento dos juízes. Portanto, uma peça jurídica bem elaborada é o primeiro passo para obter bons resultados para o cliente no Judiciário. Além de, é claro, conferir destaque ao profissional que atua na área contenciosa.

Para ter mais agilidade no processo de redação e conseguir dar conta de um dia a dia atribulado, muitos advogados vêm utilizando modelos de peça, com o objetivo de automatizar o processo de elaboração. Contudo, será que é possível conferir uma boa qualidade a uma peça elaborada a partir de modelos? É possível construir um processo automatizado de redação sem que isso comprometa a qualidade da peça? A resposta é sim! Porém, para isso, é preciso usar recursos tecnológicos inteligentes que auxiliem o profissional a trabalhar com mais eficiência.

Para saber como tornar a tecnologia aliada dos advogados na elaboração de peças jurídicas, não deixe de conferir essas dicas!

Utilize bons editores de texto

Boa redação e boa gramática são essenciais para qualquer peça jurídica. Deslizes com a concordância e erros de digitação podem colocar em risco a credibilidade do advogado. Por isso, é fundamental revisar bem o texto, ler com frequência e estudar constantemente as regras de português para evitar falhas.

Um bom editor de texto também ajuda a evitar problemas com a redação. Além do tradicional Word, que compõe o pacote Windows, o Google Docs é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada pelos advogados, já que permite a elaboração conjunta e o armazenamento de texto.

O problema dessa ferramenta, no entanto, é a segurança. Para quem lida com informações confidenciais, como é o caso dos escritórios de advocacia, é recomendável contar com softwares específicos, que além de mais seguros, são pensados para atender as necessidades do advogado.

Alguns desses softwares jurídicos para gestão integrada também contam com ferramentas específicas que possibilitam a edição por diferentes usuários. Além disso, essas ferramentas proporcionam a marcação e comentários que facilitam a revisão e a melhoria da peça final.

Elabore seus próprios modelos de peças jurídicas e armazene na nuvem

Usar modelos prontos de peças jurídicas pode representar um grande risco para o advogado, já que nem sempre os modelos encontrados na internet possuem qualidade técnica. Para automatizar a produção de peças, sem comprometer a qualidade final, o ideal é que o advogado crie seus próprios modelos e disponibilize-os para os demais membros do escritório.

Hoje, com a computação na nuvem é possível armazenar diferentes tipos de documentos conferindo o acesso simultâneo à diversos usuários. Com esse recurso, portanto, o advogado pode construir um acervo de modelos de boas peças e disponibilizá-las para que os demais membros do escritório possam trabalhar com mais agilidade.

Além de automatizar a produção e a elaboração de peças jurídicas, o advogado consegue ter mais agilidade no dia a dia, sem que isso comprometa a qualidade dos seus serviços, especialmente com relação à elaboração de peças.

Prefira a linguagem direta e objetiva

Advogados mais antigos tinham o costume de elaborar peças com uma linguagem excessivamente formal e rebuscada como forma de demonstrar certa erudição. Porém, isso mudou. Como o Judiciário está abarrotado de processos, quanto mais direta e objetiva for a linguagem de uma peça jurídica, melhor. O papel do advogado hoje é auxiliar os juízes a decidirem, utilizando sempre uma linguagem acessível e de fácil compreensão. Obviamente, isso não quer dizer o uso de gírias ou expressões coloquiais, porém, dizeres em latim e páginas e mais páginas de cópia da doutrina, se tornaram desnecessários.

Alguns recursos online como o dicionário de sinônimos e o dicionário criativo podem ajudar na redação e no desenvolvimento de ideias na hora de escrever.

Construa seu banco de referências para doutrina e jurisprudência

Fundamentar peças jurídicas com uma boa doutrina e uma boa jurisprudência também é um diferencial para o advogado que quer se destacar no contencioso. Para facilitar o dia a dia e a redação de peças jurídicas, que tal construir uma biblioteca online com referências da doutrina e da jurisprudência? Você mesmo pode elaborar os arquivos e armazená-los na nuvem possibilitando que outros advogados tenham acesso a esse material.

Da mesma forma, você pode elaborar uma ficha de catálogo para que outros membros do time, ao encontrarem algo interessante, possam também incluir o material em um arquivo comum. Isso otimiza o tempo de busca de informações que são fundamentais para a elaboração de peças jurídicas e otimizam o tempo da redação.

Cada caso é um caso. Cada cliente é um cliente. Por isso, elaborar uma peça jurídica sempre será uma atividade desafiadora. No entanto, hoje o advogado já possui recursos para otimizar seu dia a dia, produzindo peças de qualidade, sem que isso lhe tome o dia todo nesta única tarefa.

_____________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu email.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca