MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como a logística jurídica auxilia o escritório financeiramente?

Como a logística jurídica auxilia o escritório financeiramente?

Luciano Martins

Para saber mais sobre como a logística jurídica pode beneficiar o financeiro do seu escritório, não deixe de conferir!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Atualizado em 14 de fevereiro de 2018 15:18

Assim como ocorre com outros tipos de negócios, nem sempre um escritório de advocacia consegue crescer de forma ordenada e sustentável. Diante do aumento exponencial da cartela de clientes, a solução encontrada pela maioria dos advogados é a contratação de correspondentes. No entanto, como cada correspondente acaba se tornando um centro de custo e a qualidade dos serviços jurídicos, muitas vezes, perde a uniformidade, este tipo de solução acabou se tornando um transtorno para muitos escritórios, especialmente para o setor financeiro. A alternativa encontrada por inúmeras bancas para este tipo de problema foi a adoção da logística jurídica.

Para quem não conhece, a logística jurídica nada mais é do que a contratação de uma empresa especializada que oferece todo o suporte para a realização de diligências e audiências em todo país. Além de garantir que a terceirização não comprometa a uniformidade e a qualidade dos serviços jurídicos, a logística jurídica é uma solução que traz diversos benefícios para o financeiro do escritório.

Para saber mais sobre como a logística jurídica pode beneficiar o financeiro do seu escritório, não deixe de conferir!

O custo da terceirização através de correspondentes

O custo da contratação e a gestão dos correspondentes consome tempo e dinheiro de muitos escritórios de advocacia. Para a maioria dos departamentos financeiros, gerir notas fiscais, relatórios e outras despesas realizadas por esses profissionais em sua atuação é um trabalho gigantesco e que nem sempre representa economia no orçamento da banca.

Os serviços de correspondência não são baratos e, às vezes, requerem organização e múltiplos braços do financeiro apenas para gerenciar os custos deste tipo de terceirização.

[Você sabe como funcionam os serviços de um advogado correspondente? Saiba mais!]

A contratação de uma empresa especializada em logística jurídica, em contrapartida, oferece não apenas a centralização das solicitações, como facilita o pagamento em apenas uma ordem mensal, reduz a quantidade de recibos e planilhas, bem como, dos relatórios mensais decorrentes deste tipo de trabalho.

Logística jurídica e gestão de custos

Atualmente, as empresas de logística jurídica vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, agindo como um verdadeiro braço direito dos departamentos paralegal e financeiro dos grandes escritórios.

Como o core business dessas empresas é justamente executar os serviços de suporte para a administração de processos, elas focam sua atuação na solução de burocracias, além de permitir que processos espalhados pelo país tenham o mesmo tratamento e a mesma qualidade no andamento.

Redução do escoamento de receitas

Para o financeiro, a contratação de uma empresa de logística jurídica representa menos notas fiscais para gerenciar, uniformização do centro de custo e economia no valor gasto com este tipo de serviço.

[Você tem um bom controle sobre o financeiro do seu escritório? Sabe quais são os indicadores que podem melhorar a gestão da banca? Confira!]

Como os custos de muitos destes serviços também são repassados diretamente ao cliente, a contratação de uma única empresa permite que a comprovação efetiva dos custos reembolsáveis seja mais simples, evitando o escoamento de receitas bastante comum quando existe a terceirização feita através de inúmeros correspondentes.

Qualidade dos serviços jurídicos

Em um mercado competitivo como a advocacia, a excelência e a qualidade dos serviços jurídicos deixou de ser um diferencial, para se tornar uma condição para qualquer escritório de advocacia. Assim, se a sua banca não conta com um padrão de qualidade na hora de atender o cliente, ou mesmo, na forma de prestar seus serviços, muito provavelmente você está perdendo competitividade no mercado.

Uma das principais formas de garantir a uniformidade da qualidade na prestação dos serviços jurídicos é o engajamento dos inúmeros profissionais envolvidos no processo. Sem esse tipo de comunicação afinada, dificilmente o cliente será bem atendido, bem como, verá os resultados que os seus serviços podem proporcionar a ele.

A maioria dos softwares jurídicos não conta com uma funcionalidade que facilite esse tipo de engajamento, seja com profissionais diretos, seja com profissionais externos. O SAJ ADV é uma das poucas soluções do mercado que permite a integração de diferentes profissionais em um mesmo processo, através de um sistema muito parecido com as redes sociais.

Testar é sempre importante

Com softwares como o SAJ ADV, por exemplo, é possível minimizar o problema da falta de uniformidade na qualidade dos serviços prestados, por conta da atuação de correspondentes. Embora isso não signifique a diminuição dos custos decorrentes desse tipo de terceirização, a utilização desse software jurídico pode representar mais resultados positivos, mesmo quando a contratação de um correspondente se tornar imprescindível.

O mercado jurídico vem evoluindo e soluções não faltam para atender as necessidades dos advogados. A redução de custos, no entanto, é um processo que requer testes e deve ser acompanhado de um controle de qualidade. Lembre-se que perder qualidade no serviço e clientes, juntamente com a redução dos custos, não é vantagem para nenhum escritório. Logo, o segredo é apostar nos novos modelos, tomando os devidos cuidados para não perder valor.

Quer ficar por dentro das novidades sobre gestão de escritório de advocacia ? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV diretamente em seu e-mail.

_____________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca