MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Melhore seus resultados com uso da tecnologia na advocacia

Melhore seus resultados com uso da tecnologia na advocacia

Organizar a rotina, estar sempre disponível para atender solicitações de clientes e estar atualizado com o que acontece nos processos é possível desde que a tecnologia na advocacia seja sua aliada.

quarta-feira, 28 de março de 2018

Atualizado em 23 de março de 2018 11:22

Seu escritório - seja ele pequeno e novo mercado, ou grande e já consolidado - precisa possuir a tecnologia como parte integrante das operações do dia a dia.

Todas as áreas do campo jurídico são afetadas pelo uso da tecnologia na advocacia e os computadores certamente tornam mais fáceis as tarefas dos escritórios.

Estamos vendo muitas novidades interessantes nos últimos anos, com mais escritórios de advocacia adotando novas tecnologias para melhorar a eficiência. Algumas dessas novas tecnologias são realmente interessantes.

Quando implementado corretamente, as tecnologias que você vai ler nesse artigo podem ajudar a melhorar a eficiência do escritório de forma substancial. Veja:

Conectividade e mobilidade

O fácil acesso à computação é representado por dispositivos conectados à internet e entre si.

A conectividade por meio de computadores e smartphone reduziu tempo e custos nos escritórios de advocacia.

É possível consultar processos, legislação e checar e-mails de qualquer lugar. Ou seja, já é possível carregar parte do escritório no bolso.

Economia de tempo

Atualmente o advogado só precisa ir ao fórum para audiências, pois o acompanhamento da ação e todas as práticas processuais podem ser feitas por meio da conectividade promovida pela internet.

Não use o celular apenas para fazer e receber chamadas. Tenha um dispositivo que possibilita acessar as informações de clientes e processos.

Esse é um ganho na rotina do advogado, que passa boa parte do seu tempo se locomovendo entre clientes, fóruns, tribunais e outros compromissos.

Um ponto importante da tecnologia na advocacia, quando falamos em mobilidade, é levar em consideração a escolha de um software jurídico que possibilite o acesso via dispositivos móveis.

Automações

A tecnologia na advocacia possibilitou grandes avanços na criação de softwares jurídicos.

Os melhores sistemas possuem recursos de automação de tarefas rotineiras dentro do escritório de advocacia.

A tecnologia de "push de andamentos" automatiza o trabalho de consultar os sites dos diferentes tribunais para obter atualizações de diferentes processos - o que consumia um tempo muito significativo do advogado.

O mesmo pode ser utilizado para as publicações dos Diários Oficiais. Economize o tempo que era gasto buscando manualmente suas publicações nos Diários Oficiais. Seu software jurídico pode fazer isso automaticamente por você.

O controle de suas tarefas também pode ser automatizado. Reúna informações sobre todos os seus compromissos, gere alertas, notificações e relatórios, tudo de forma automática com uma agenda inteligente.

Tecnologia na advocacia promove integração

O advogado precisa contar com uma tecnologia que mantenha seus dados, ferramentas e equipe de trabalho integrados. O ideal é ter a solução para todas suas demandas em um único software jurídico.

Esse tipo de sistema proporciona aos advogados do escritório uma maior integração das informações, tendo em vista que qualquer um dos colaboradores poderá ter acesso aos módulos do software.

Assim, a partir de um banco de dados - que pode ser preenchido pelos próprios colaboradores e sócios -, os advogados poderão ter uma visão geral de todas as atividades realizadas no escritório de advocacia.

Tecnologia na advocacia e o relacionamento com cliente

Gerenciar clientes é uma das coisas mais importantes - se não a tarefa mais importante - que um escritório de advocacia deve lidar diariamente.

É importante acompanhar bem de perto os clientes.

O bom gerenciamento de relacionamento com o cliente significa que o advogado pode economizar muito tempo e dinheiro enquanto ainda pode oferecer serviços personalizados a todos os clientes em todos os momentos.

A tecnologia presente nos softwares jurídicos permite o gerenciamento dos compromissos com agendas inteligentes.

O sistema para advogados com tecnologia de ponta permite gerenciar compromissos e horários.

O advogado pode agendar reuniões, ter clientes confirmados em compromissos diretamente pela secretária em uma agenda compartilhada e acompanhar o progresso diretamente na plataforma.

Agilidade

A tecnologia na advocacia também faz com que o escritório seja mais eficiente no relacionamento com o cliente, a partir do momento que o acompanhamento de processos passa a ser automático e sempre atualizado.

Esse é um meio pelo qual o advogado pode manter o seu cliente sempre informado sobre o andamento de seus processos.

Um bom software jurídico lhe permite acessar as informações de onde estiver e repassa-la ao cliente.

Mude para a Nuvem

O sistema de seu escritório precisa ser 100% on-line e suas informações precisam estar acessíveis a qualquer momento, de onde você estiver.

Esteja acessível em todos os momentos por meio da tecnologia armazenamento em nuvem, ou computing cloud, permite que o advogado acompanhe outras tarefas, mesmo quando estiver no tribunal ou fora do escritório.

Outras partes do fluxo de trabalho de seu escritório também podem ser movidas para a nuvem.

Há muitas soluções excelentes que podem lidar com tudo, desde teleconferências até gerenciamento de documentos.

Resultados

A tecnologia em nuvem certamente é o caminho para alcançar os melhores resultados com o seu escritório de advocacia.

É importante que você escolha um sistema que funcione de acordo com padrões de segurança rígidos.

Você também deve aproveitar seu tempo e saber mais sobre onde os dados estão armazenados e se a própria empresa que administra o data center ou terceiriza o armazenamento de dados para outros provedores.

Por fim, leia atentamente os termos do serviço antes de contratar.

Gostou? Deseja ter acesso conteúdos sobre tecnologia e a transformação digital na advocacia? Cadastre-se: blog.avisourgente.com.br

___________

*Marcos Aurélio Silva é analista de produção de conteúdo da Aviso Urgente.

Aviso Urgente Clipping e Softwares Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca