MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Conheça algumas razões para um advogado se interessar por gestão

Conheça algumas razões para um advogado se interessar por gestão

Fábia Cunha

Novas tecnologias chegaram para auxiliar o advogado a ser cada vez mais estratégico, possibilitando focar naquilo que realmente precisa ser feito.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Atualizado em 25 de abril de 2018 07:39

Que o mercado da advocacia está mudando, todo mundo que está na área já notou, mas a pergunta mais valiosa é: qual será o futuro dos departamentos jurídicos? Com esse texto, queremos expor aqui algumas razões que mostram como se especializar em gestão será uma forma de melhorar a qualidade da atuação no Direito e criar uma governança jurídica no seu departamento.

Avanço da Tecnologia

Novas tecnologias chegaram para auxiliar o advogado a ser cada vez mais estratégico, possibilitando focar naquilo que realmente precisa ser feito. Assim, automação e a inteligência artificial vêm oferecendo soluções que fizeram muitos advogados questionar sua atuação hoje.

Mas, para lidar com toda inovação que está chegando é preciso enxergar o departamento jurídico de forma estratégica, entendendo a sua atuação e trazendo a tecnologia como aliada para melhorar a atuação da empresa como um todo.

Uma empresa é feita de pessoas

Mesmo com o crescimento da Inteligência Artificial e das Learning Machines, uma empresa, onde quer que atue, é movida por pessoas. E colocar os colaboradores nas funções certas é uma estratégia importante e que nem sempre pode ser desenvolvida pelo Departamento de RH da empresa. Nesse sentido, técnicas de governança jurídica nasceram para dar fluidez aos processos dentro do departamento jurídico de uma grande companhia.

Não existe mais tempo para atuar em cada ação de maneira diferente

Para aumentar a produtividade do departamento, o diretor jurídico deve desenvolver processos que o auxiliem a mensurar a performance da sua equipe e de seus parceiros. Nesse ponto é importante desenhar um processo de trabalho efetivo, definindo responsabilidades e criando itens de controle que ajudem a avaliar o desempenho do da área. Um exemplo prático foi como desenvolvemos um departamento de qualidade aqui no PG Advogados, junto com a necessidade dos clientes de melhorar o êxito nos processos.

Tudo mencionado acima pode parecer comum às outras áreas da empresa, mas dentro do departamento jurídico talvez isso não seja tão explícito assim.

Cresce a procura por gestores jurídicos

Advogados saem da faculdade prontos para serem grandes estudiosos de lei e criadores de teses importantes. Tal atribuição continuará existindo por muito tempo, porém, por tudo que foi dito nas linhas acima, toda corporação precisa de um gestor jurídico. Essa figura tem o papel de entender como funcionam os processos dentro do departamento, respeitando prazos, por exemplo, com a missão de entregar melhor performance. Um grande jurista, nem sempre é um grande gestor e vice-versa. É preciso colocar cada um no seu lugar para que a empresa cresça.

Ninguém entende mais do seu negócio do que vocês mesmo

Cada empresa é capaz de avaliar o seu negócio melhor do que ninguém. Mas, em algumas situações é necessário encontrar parceiros que te ajudem a desenvolver o melhor trabalho. Grandes corporações possuem dentro de seus departamentos jurídicos, escritórios terceirizados, especialistas nas áreas do Direito. E agora, por que não contar com parceiros que possam desenvolver indicadores de performance para seu departamento melhorar o desempenho dentro da corporação?

Então, independente do estágio da profissão em que você se encontra, é importante estar atento aos movimentos que o mercado vem trazendo, para poder aproveitar todos os benefícios e tomar cuidado com as ameaças. E nunca esqueça que o melhor advogado pode não ser o melhor em entregar a performance que seu departamento jurídico precisa.

__________

*Fábia Cunha é advogada no Pires & Gonçalves - Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca