MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A importância do planejamento de TI para 2018

A importância do planejamento de TI para 2018

A seguir, vamos entender melhor como esses três pilares: suporte técnico, infraestrutura e a Nuvem, podem interferir positivamente em sua empresa e lhe garantir uma competitividade muito maior no mercado.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Atualizado em 2 de maio de 2018 13:30

É hora de analisar se o seu formato de TI atende suas expectativas e necessidades do seu negócio, sendo capaz de sustentar o crescimento e segurança previstos.

A sua estrutura de TI deve possuir um suporte técnico especializado e uma infraestrutura que proteja as informações que circulam na empresa, agregando valor ao negócio, contando com as vantagens dos serviços da nuvem ideais para o momento de sua companhia, fornecendo a estabilidade necessária para focar apenas no essencial, que é o desenvolvimento saudável de seu negócio e, consequentemente, proporcionar mais agilidade e eficiência ao trabalho de seus colaboradores. A necessidade de possuir um corpo técnico qualificado administrando a TI de sua empresa, engloba também um dos assuntos que mais se discute nos últimos tempos: cibersegurança! Quanto vale a sua informação? As ameaças virtuais virão ainda mais perigosas, garantem os especialistas. Portanto, é imprescindível que os seus dados estejam devidamente protegidos e monitorados por profissionais capacitados para esses tipos de demandas.

A seguir, vamos entender melhor como esses três pilares: suporte técnico, infraestrutura e a Nuvem, podem interferir positivamente em sua empresa e lhe garantir uma competitividade muito maior no mercado. Confira:

A importância de um bom planejamento de TI para 2018

Planejar novas estratégias de soluções tecnológicas lhe garantirá que suas novas metas e ações estejam direcionadas e alinhadas aos objetivos de crescimento de sua empresa. Um plano eficaz deve conter uma análise aprofundada de toda sua estrutura de TI e ser comparado aos benefícios promovidos por esses recursos tecnológicos. Tendo em mãos esse diagnóstico, é possível desenvolver um novo projeto que realmente esteja de acordo com as suas necessidades pontuais. Tome nota destes cinco pontos que serão essências para o planejamento de TI para 2018:

· Avaliação externa com as principais tendências tecnológicas do mercado;

· Histórico de realizações;

· Gráficos da Maturidade da sua TI;

· Estratégia de TI;

· Projeção de Investimento.

Suporte técnico

Para mudar seu tipo de suporte técnico, existem 3 variáveis que devem ser levadas em conta: qualidade do serviço, custo e ambição de crescimento futuro. A primeira é a que comumente faz com que o consumidor busque novos fornecedores. No início, empresas empreendedoras não costumam ter um budget avantajado para investir nesse serviço, que acaba precisando desenvolver-se de forma congruente com a expansão da companhia como um todo, acompanhando os movimentos para ser apta a responder aos funcionários/administradores com eficiência e rapidez. Com o passar do tempo, proporcionalmente ao estabelecimento da companhia no mercado, sua ramificação e fixação depende de um bom suporte técnico.

Uma das opções que está se mostrando prática e eficaz é a terceirização dessas operações para empresas especializadas. O investimento relativo compensa os gastos e perdas de uma operação "caseira", com profissionais que moldam e revisam seus sistemas, com relatórios e análises de especialistas, em prol de uma solidificação do seu negócio.

Infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura de TI, diversos pontos estratégicos e logísticos devem ser levados em conta, como a montagem da rede na própria empresa, a localização de seus servidores e o monitoramento das informações por eles permeadas. A complexidade de saber qual dado é relevante dentro do seu sistema, sem contar as instalações físicas do espaço de armazenamento, roubam uma energia preciosa dos responsáveis por essa tarefa dentro da própria companhia.

A solução, como no suporte técnico, é a terceirização dessa responsabilidade para uma empresa especialista. Assim, o seu foco torna-se o que sempre deveria ser, o desenvolvimento saudável de sua empresa.

Cloud computing

A famigerada Nuvem é utilizada cada vez mais no ambiente corporativo. A integração entre os arquivos e dados, externalizando o armazenamento desse conteúdo em ambientes seguros e de fácil acesso multiplataforma, faz com que ela seja a maneira ideal de se ter um rendimento eficiente em acessibilidade, segurança e mobilidade. Isso significa, muito mais fluidez e agilidade nas informações, pois os dados ficam salvos em servidores à distância, e podem ser acessados via internet, a partir de um login e senha.

Há também uma significativa redução de gastos com manutenção, pois não se tem necessidade de manter HDs fixos, aumentando a verba para outras prioridades da empresa e, consequentemente, melhorando o desempenho da rede. Os backups dos seus materiais na Nuvem são sincronizados entre os aparelhos conectados, aumentando ainda mais a segurança. Gastos com licenças e renovação anuais de software, mão de obra e energia elétrica também são reduzidos. A migração para a nuvem nos tempos atuais é um movimento quase inevitável, com a abstenção/atraso podendo custar caro à sua empresa.

A Penso Tecnologia é uma empresa de serviços de TI que engloba essas três áreas vitais dos sistemas tecnológicos operacionais, sendo capaz de possibilitar que seus clientes utilizem esses recursos a favor de seus negócios. Para conhecer mais a Penso, suas estratégias e soluções, e começar a trabalhar no planejamento de TI para 2018, acesse o nosso site: https://www.penso.com.br

_________________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca