MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O que é governança de TI e como ela pode ajudar sua empresa?

O que é governança de TI e como ela pode ajudar sua empresa?

No texto a seguir, trouxemos alguns elementos que explicam seu significado, bem como maneiras de aplicá-la na sua empresa. Confira!

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Atualizado em 15 de maio de 2018 17:27

Diversas empresas estão mudando a forma de realizar a gestão do seu negócio adotando ações de governança corporativa. Esta pode ser definida como um composto de atividades colocadas em vigência para aumentar a confiança entre os diferentes públicos que se relacionam com a organização (stakeholders) e os administradores dela. A partir disso, nasceu a governança de TI que como sugere o nome, é voltada para as práticas de TI. No texto a seguir, trouxemos alguns elementos que explicam seu significado, bem como maneiras de aplicá-la na sua empresa. Confira!

Mas afinal, o que é governança de TI?

Sem mais delongas: Governança de TI sugere um conjunto de estratégias instauradas para estruturar melhor relacionamentos e procedimentos por meio do uso dos recursos da tecnologia da informação e que tem como objetivo apoiar a empresa na conquista de seus objetivos estratégicos. Segundo o IT Governance Institute (ITGI), a governança de TI "é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos) na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização". A governança de TI busca um consenso para gerir ferramentas e recursos que, quando aprovadas, devem ser adotadas pela empresa.

Qual é a importância da governança de TI?

Com a aplicação da governança de TI, nota-se o aumento da produtividade da organização. Ou seja, ela fará com que sua empresa atinja mais objetivos por um custo menor. Além disso, o uso de novas políticas agregará mais valor para o setor de TI da empresa. Uma vez que este passará a ser aproveitado em todo o seu potencial.

A governança de TI também ajuda a garantir a transparência do seu negócio. Com a tendência das empresas negociarem suas atividades na bolsa, a necessidade de provar um trabalho transparente no negócio aumentou. As medidas de governança de TI visam a tornar o negócio mais competitivo e a apresentar melhores resultados.

Ademais, a governança de TI pode aumentar a segurança das informações confidenciais da sua empresa. Com uma hierarquia de acesso a informações específicas e um estudo maior de como tornar a prevenção de perda de dados mais efetiva com ferramentas disponíveis no mercado tecnológico além de ensinar à equipe a importância de ter um time centrado em realizar ações sem deixar de cuidar das informações sigilosas da empresa. Ao controlar quem acessa qual tipo de informação e tornar a importância de manter dados confidenciais em segurança uma política da empresa, as chances de ataques virtuais e vazamento de informações diminuem consideravelmente.

Como aplicar a governança de TI na sua empresa?

A governança de TI tem que ser aplicada de acordo com os objetivos definidos no plano estratégico. Para aplicar a governança de TI na sua empresa, você deve pensar em:

Frameworks

É importante que você conheça os modelos de trabalho que oferecem as melhores métricas para a análise da sua empresa. Os principais são Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology), que ajuda a empresa a ter uma governança de TI mais organizada e estruturada; o ITIL (Information Techonology Infrastructure Library), com foco nas necessidades do cliente e com objetivo de garantir a prestação de um bom serviço; PmBOK (Project Management Body of Knowledge), cujo objetivo é ser um guia para explanar as melhores técnicas e ferramentas em diversas situações.

Métricas e metas

Primeiro, analise o desempenho de sua empresa com a ajuda de métricas. Em seguida, descubra quais são os acertos e as falhas da organização. Estabeleça um objetivo. Após essa análise, defina um período de tempo para atingir o objetivo.

Ferramentas

A partir do objetivo traçado, a TI poderá estudar diversas opções de ferramentas e técnicas que otimizem o processo e facilite a chegada ao que foi proposto. Um bom exemplo de solução de TI para otimizar custos e ajudar a atingir objetivos é o cloud computing, o qual permite o armazenamento de diversas informações em nuvem, garantindo mais segurança ao negócio a custos baixos.

Estude as possibilidades e implante uma governança de TI em sua empresa. É importante tomar medidas inteligentes para atingir seus objetivos, então, por que não tentar implantar métodos que se alinham a eles? Para receber mais informações sobre tecnologia da informação e soluções para o seu negócio, assine a Newsletter da Penso Tecnologia.

____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca