MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Oportunidades de negócios para advogados: 6 dicas exclusivas

Oportunidades de negócios para advogados: 6 dicas exclusivas

Descubra como se tornar um advogado de sucesso e administrar melhor o seu escritório

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 16:20

Advogados são profissionais liberais e podem não se enquadrar no perfil clássico do empreendedor, mas não dá para negar que administrar um escritório exige uma pitada de empreendedorismo, certo?

Um escritório de advocacia também precisa cumprir com obrigações básicas de todo negócio, como pagar suas contas e funcionários, manter um fluxo de caixa e cuidar do atendimento aos clientes. Além, é claro, de manter-se relevante no mercado, com um marketing eficaz e práticas inovadoras.

Mas como fazer para administrar bem o seu negócio e ainda assim manter o foco da atividade, que é a prestação de serviço jurídico? No texto de hoje, eu separei algumas dicas de negócios para advogados que podem te ajudar! Confira:

1. Amplie seus negócios com uma boa prospecção de clientes

A primeira dica é que o advogado deve estar sempre procurando novos clientes. A manutenção dos clientes atuais é importante, claro, mas também é essencial divulgar bem os seus serviços. A melhor forma de fazer isso é por meio do networking, o velho boca a boca entre clientes e colegas de profissão. Peça que seus colegas de profissão o recomendem para clientes que necessitam de assistência jurídica em sua área. Da mesma forma, indique clientes de outras áreas para esses colegas. Participe de eventos para advogados e tenha sempre cartões de visita à mão!

2. Motive sua equipe e conte com colaboradores mais produtivos

Seja o seu time formado por advogados, estagiários ou mesmo funcionários administrativos, é imprescindível trabalhar com uma equipe motivada. Eles precisam saber que fazem parte de um grupo, com metas e objetivos em comum: a prestação do melhor serviço jurídico possível para seus clientes. Uma dica é fazer reuniões frequentes com sua equipe, esclarecendo dúvidas e ressaltando as prioridades do escritório. Procure estabelecer planos de carreira para os profissionais do time e encoraje iniciativas inovadoras entre os seus colaboradores.

3. Busque inspiração em advogados que são referência no mercado

Não subestime a experiência de outros advogados. Muitos começaram a carreira como estagiários em pequenos escritórios e hoje são profissionais de sucesso. Cada um tem a sua própria bagagem e pode ser muito útil aprender com as lições de antigos chefes, líderes de equipe e outros colegas de profissão. Quanto mais você se inspirar e buscar ensinamentos com outros profissionais, mais as chances de ter sucesso nas suas causas, consultorias e defesas.

4. Cultive um bom relacionamento com seus clientes

A manutenção de um bom relacionamento com os clientes é fundamental para o bom funcionamento de seu escritório. Você quer que sua cartela de clientes o procure com frequência, sempre que tiverem problemas e questionamentos com os quais você pode colaborar. Portanto, não seja omisso: estabeleça uma frequência para entrar em contato com os seus clientes, mesmo que o processo dele não tenha nenhuma atualização. Além disso, tente sempre oferecer mais do que o cliente pediu.

5. Busque soluções jurídicas diferentes e criativas

A maior parte dos problemas jurídicos, seja ele judicializado ou consultivo, demanda soluções criativas. Por isso, os bons advogados sabem que as melhores soluções nem sempre estão nos códigos e legislações. Muitas vezes, a elaboração de uma simples cláusula contratual ou um acordos atendem perfeitamente às necessidades do cliente. Essas formas alternativas de resolver demandas evitam conflitos e gastos desnecessários. Portanto, seja criativo em sua forma de trabalhar e se diferencie de outros profissionais.

6. Gerencie com atenção o prazos dos seus clientes

Advogados não podem ser relapsos com relação ao cumprimento dos prazos processuais. Não preciso nem dizer que perder um prazo representa não só perdas para o seu cliente, mas uma enorme quebra da confiança estabelecida entre vocês, certo? Portanto, organize bem os seus prazos, de preferência utilizando um sistema que reúna todas as suas demandas num só lugar, como o software para advogados Astrea. Com um software jurídico, você ganha mais segurança e profissionalismo para atender seus clientes, sem o risco de perder alguma data importante.

Conclusão

Advogados de todo o país já perceberam que precisam inovar para se manterem relevantes no mercado e conquistarem cada vez mais clientes. A boa administração do seu negócio, aproveitando o melhor da tecnologia, permite que você tenha mais tempo para conquistar mais clientes e empreender. Se você busca ferramentas para elevar a sua produtividade e alavancar seu negócio, experimente gratuitamente o Astrea. Garanto que, com um bom sistema de gestão, seu escritório tende a crescer de maneira!

____________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Astrea Software Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca