MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Quer acelerar o seu sucesso na advocacia? Planeje a sua carreira

Quer acelerar o seu sucesso na advocacia? Planeje a sua carreira

O primeiro passo para conquistar o sucesso é defini-lo. É saber o que você quer para sua vida.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 17:44

Muitos escolhem as profissões que desejam seguir, porém esquecem que definir uma profissão não é o mesmo que planejar a carreira. Existe uma grande diferença entre estes pontos e começaremos por esclarecê-los aqui.

 

Definir uma carreira é delinear uma trajetória que deseja seguir, saber até onde se quer chegar em sua vida profissional. É saber quais degraus precisa galgar para conseguir alcançar os seus objetivos, com as melhores estratégias do que é necessário ser feito para isso.

 

O impacto positivo de planejar uma carreira está no fato de que o primeiro passo para dominar e ter satisfação em qualquer coisa que você queira na vida começa pela clareza.

 

Outro ponto a se considerar e que nos tem chamado atenção é a quantidade de advogados frustrados profissionalmente. Alguns só trabalham para pagar as contas do mês. Outros não precisam nem esperar a segunda chegar para se sentirem tristes. Esta sensação já começa no domingo à noite. Existem aqueles também que fazem compensações emocionais (conscientes ou inconscientes), tais quais, compras, comida, jogos, bebida. Ou ainda, a saúde, a qualidade de vida, os amigos e os familiares não são prioridade. Aliás, eles nem sabem como encaixá-los na correria do dia a dia. Afinal, não dá tempo para isso.

 

Inúmeros são os sinais de que a sua carreira não vai bem. Mas como sair deste círculo vicioso e entrar num círculo virtuoso?

 

E é por isso que decidimos tratar deste assunto. Nele, abordaremos como o advogado pode planejar uma carreira de sucesso para que tenha em mãos a sua felicidade e as rédeas de sua história.

 

Como se dá o planejamento de carreira?

 

O planejamento de carreira pode ser feito de duas formas: de maneira pessoal, ou seja, você define como e onde quer chegar; ou pela organização que você trabalha, isto é, você deixa que ela fique nas mãos do seu empregador.

 

O primeiro se faz de forma pessoal. Você investe no seu crescimento, busca se especializar, fazer cursos, treinamentos, etc. Com esse posicionamento, você consegue definir com clareza o caminho que quer seguir.

 

No segundo, o escritório de advocacia ou a empresa que definem quais são os pontos necessários para que você possa crescer ali dentro. O problema deste caminho é que o profissional se limita a deixar o planejamento de carreira nas mãos de terceiros.

 

Contudo, não se pode esquecer que organizações demitem, funções são extintas e o cenário muda. No mercado atual, isso acontece cada vez mais rápido. Portanto, o risco de se escolher este caminho e ficar frustrado, bem como desempregado, é cada vez maior.

 

Como realizar um planejamento pessoal de sua carreira?

 

O primeiro passo é definir os seus objetivos. Estabeleça onde quer chegar, em quanto tempo e o que é preciso fazer para atingir estas metas. Assim, começa a ficar mais fácil visualizar quais são os próximos passos e se organizar para chegar onde deseja.

 

Alguns pontos importantes neste processo são:

  • Documente este planejamento - Se você não tem a cultura de registrar os seus planos no papel, é fundamental que mude isso já. Planejamentos mentais são difíceis de se seguir à risca. Ideias importantes se perdem e fazem com que deixemos de criar foco em algo que realmente fará a diferença para alcançarmos de fato o que queremos. Por isso, coloque no papel o que pretende realizar profissionalmente e onde, de fato, pretende chegar.
  • Comprometa-se - Este é um fator muito importante, visto que se você não se comprometer consigo mesmo, não chegará a lugar algum. Por isso, é de suma importância que se comprometa, chova ou faça sol, de realizar aquilo que foi definido.
  • Busque ajuda - Buscar ajuda de profissional é algo muito útil. Com orientação de profissionais mais experientes da área ou mesmo um coach de carreira, você irá caminhar mais rápido no desenvolvimento deste projeto.
  • Tenha uma referência - É ideal que saiba ou conheça alguém que já conseguiu chegar onde você deseja, pois assim poderá se espelhar em seus bons exemplos e evitar alguns erros que esta pessoa possa ter cometido.
  • Seja ousado - O medo trava, por isso é preciso ousar, ir além ou ir aonde as pessoas não foram. Usar formas diferenciadas para se chegar a um objetivo é igualmente válido para buscar o seu sucesso.
  • Permita-se errar - Você conhece alguém que teve sucesso sem cometer um erro na vida? O erro é um excelente professor. Não há como ter uma trajetória sem fracassos. O mais importante é: aprenda com eles.

Qual a importância desse planejamento para a vida profissional?

 

Obviamente, nem tudo sai como planejamos. Muitos profissionais de sucesso não planejaram suas carreiras de forma bem definida, porém o mercado de hoje tem mudado de uma forma muito dinâmica. Traçar os objetivos e saber aonde se quer chegar é uma forma de norteá-lo pelo caminho mais adequado, evitando trajetórias que não levam a lugar algum ou levam para onde não se deseja.

 

Além do mais, o planejamento permite que você tenha um plano B, um C e um D, caso o A não der certo. Assim, você não ficará esperando o plano A falhar para então pensar, no meio do furacão, o que irá fazer. Isso fará com que você se sinta muito mais seguro em seu caminho profissional.

 

Outro ponto positivo também, é que você fica muito mais atento às mudanças do mercado, acabando por se antecipar aos fatos, para não ser pego desprevenido.

 

Ter um plano de carreira permite que você vá checando os resultados ao longo do tempo, a fim de que perceba quais são os seus pontos fracos, quais são os seus pontos fortes e quais as estratégias a serem traçadas para poder minorá-los ou potencializá-los, extraindo o seu melhor.

 

O primeiro passo para conquistar o sucesso é defini-lo. É saber o que você quer para sua vida. Que tal planejar a sua carreira para que no futuro venha colher a grandiosa sensação de que deu o seu melhor e cumpriu a sua missão?

____________


*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca