MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Contratar um software jurídico gratuito vale a pena?

Contratar um software jurídico gratuito vale a pena?

Um sistema que vai acompanhar toda a rotina do escritório precisa ter um bom suporte. Afinal, problemas podem acontecer tanto em um software jurídico gratuito quanto em um pago. E contar com um bom atendimento para resolver essas questões é fundamental.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Atualizado em 23 de setembro de 2019 18:08

A dúvida entre usar um software jurídico gratuito ou contratar um sistema pago é muito comum, especialmente para profissionais que estão começando a advogar. Quando o volume de processos ainda é pequeno e os clientes são mais escassos, cada despesa tem um grande impacto na saúde financeira do escritório.

Mas para além do preço, é essencial comparar o valor que os diferentes sistemas entregam para a sua advocacia. Por isso, no texto de hoje vou elencar alguns pontos que você deveria levar em conta ao tomar essa decisão. Olha só:

O sistema está preparado para crescer junto com o escritório?

Se você tem a intenção de expandir o seu escritório de advocacia no futuro, é preciso investir em um sistema adequado para esse objetivo. Claro que você pode mudar mais para a frente, mas isso exige um esforço grande, tanto de aprender a mexer no sistema quanto de migrar suas informações para outro programa. Além disso, um software jurídico completo pode te ajudar a otimizar seu trabalho desde já, para oferecer serviços cada vez melhores para os seus clientes.

Uma opção, nesses casos, é optar por um sistema que tenha diferentes planos, dependendo da quantidade de processos e usuários. O Astrea, por exemplo, tem os planos Starter e Pro, que se adequam a diferentes perfis de escritório.

O software oferece um suporte de qualidade?

Um sistema que vai acompanhar toda a rotina do escritório precisa ter um bom suporte. Afinal, problemas podem acontecer tanto em um software jurídico gratuito quanto em um pago. E contar com um bom atendimento para resolver essas questões é fundamental.

Além disso, um bom suporte pode ajudar a encontrar novas utilidades para as funcionalidades do sistema, descobrir as melhores formas de otimizar o uso do seu software jurídico e identificar o plano que melhor se encaixa no custo-benefício que você procura.

O programa é completo?

Mais do que fazer a gestão dos seus processos ou buscar andamentos automáticos, um software jurídico completo otimiza a sua relação do advogado com os clientes e ajuda a melhorar toda a gestão de escritório de advocacia.

E para construir uma reputação sólida no mercado (algo essencial diante de toda a concorrência do universo jurídico), isso é fundamental. Então na hora de escolher entre um software jurídico gratuito e um pago, vale avaliar se o sistema gratuito realmente oferece todas as funcionalidades que um pago é capaz de ofertar.

Além disso, falando especificamente do relacionamento com o cliente, um sistema completo (como o Astrea, por exemplo) agiliza as primeiras reuniões com modelos de documentos jurídicos e pode fazer uma grande diferença por permitir que o cliente acompanhe ele mesmo o andamento dos seus processos. E você está começando agora, já deve saber que fidelizar clientes é uma estratégia mais do que necessária na advocacia, certo?

No nosso Guia para Encantar Clientes, a advogada Mariana Gonçalves contou como ela faz uma gestão de casos e clientes muito mais eficiente com o Astrea e como essa organização ajudou a expandir cada vez mais o escritório.

- Faça download do Guia para Encantar Clientes aqui

Conclusão

É claro que os itens acima são apenas algumas questões a levar em conta. No blog da Aurum, por exemplo, a gente também já listou outros pontos para ficar atento na hora de escolher o melhor software jurídico. Mas o mais importante é que você experimente gratuitamente os sistemas que que quer conhecer. O Astrea conta com essa opção de teste grátis.

No período gratuito, você consegue tirar suas dúvidas com os consultores de venda e decidir o melhor plano para o seu escritório. Além disso, pode descobrir como o suporte funciona e qual a real eficiência do sistema, sem compromissos.

Modéstia à parte, garanto que você não vai se arrepender!

_____________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Astrea Software Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca