MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 1ª turma do STJ afasta cobrança de juros sobre multa anistiada pelo Refis

1ª turma do STJ afasta cobrança de juros sobre multa anistiada pelo Refis

Luiz Eduardo de Souza Neves Schemy

Muito embora a questão ainda não esteja pacificada no STJ, trata-se de importante precedente favorável aos contribuintes.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Atualizado em 7 de outubro de 2019 15:53

Em recente decisão, a 1ª turma do STJ, por maioria de votos, definiu a forma de calcular o valor consolidado a ser pago no Refis da crise, instituído pela lei 11.941/09.

O objeto da discussão está em saber se o desconto das multas na consolidação do saldo devedor pelo Refis deve ocorrer antes ou depois da contabilização dos juros.

De acordo com o entendimento dos ministros, os juros não devem incidir sobre a multa que foi anistiada pela lei do Refis, reduzindo o saldo devedor a ser pago no parcelamento.

A ministra Regina Helena Costa, relatora do caso, afirmou que a partir do momento em que a lei determina o perdão da multa, esse valor não pode ter mais nenhum reflexo econômico. Desta forma, considerando que o contribuinte optante pelo pagamento a vista do débito fiscal será beneficiado com redução integral das multas moratória e de ofício, não há base para o cálculo de juros moratórios.

A decisão, vale mencionar, é relevante, uma vez que representa um importante precedente para utilização em outros parcelamentos, a exemplo da lei 13.496/17, que institui o Parcelamento Especial de Regularização Tributária (PERT), considerando que programas de parcelamentos incentivados posteriores foram concedidos com base em reedições da lei 11.941/09, sendo certo que o posicionamento da 1ª turma do STJ pode influenciar na interpretação da metodologia de cálculo a ser aplicada nos parcelamentos seguintes.

No entanto, a controvérsia deverá ser levada a julgamento pela 1ª seção do STJ, já que, em 2015, a 2ª turma, por unanimidade, interpretou a metodologia de cálculo no Refis de maneira diversa, contrária aos interesses dos contribuintes.

Sendo assim, muito embora a questão ainda não esteja pacificada no STJ, trata-se de importante precedente favorável aos contribuintes.

__________

*Luiz Eduardo de Souza Neves Schemy é advogado no Braga & Moreno Consultores e Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca