MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Por que é fundamental acompanhar processos e publicações?

Por que é fundamental acompanhar processos e publicações?

Luciana Barbosa

Em tempos de gestão eficiente, em que enxugar custos tornou-se vital para sobrevivência no acirrado mercado da advocacia, nada melhor do que poder contar com uma ferramenta eficaz que traz de forma rápida todas as informações importantes para gestão dos casos de seus clientes.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Atualizado em 7 de outubro de 2019 17:17

O êxito do trabalho de um advogado necessariamente inclui a tarefa de acompanhar processos e publicações, afinal é a partir destes que se originam as informações que irão lhe fornecer os caminhos a serem tomados nos casos de seus clientes.

Antes de explicarmos porque é tão importante acompanhar processos e publicações, é importante entender a diferença entre estes dois conceitos.

Processos e publicações: quais as diferenças?

Publicações jurídicas são todas as informações processuais veiculadas nos Diários Oficiais e de Justiça. Também são conhecidas como intimações, recortes, clipping e notas de expediente. Os termos podem ser diferentes de acordo com o estado ou região do país.

É por meio do monitoramento das publicações, por exemplo, que se sabe qual o tempo real que se tem para recorrer de uma decisão ou mesmo para reunir documentos e ingressar com um novo recurso.

Já os andamentos ou movimentações processuais são limitadas ao site do tribunal a qual pertence. Não são veiculados nos diários. Porém, isso não significa que acompanhar processos seja menos importante.

A movimentação processual permite que o advogado esteja preparado para a próxima etapa do processo, gera ganho de tempo e maior chance de cumprimento dos prazos, algo fundamental para a prática jurídica.

Ambos precisam ser acompanhados de perto

Apesar de estar sempre em busca do ganho de uma causa, sabe-se que o advogado não se obriga pelo resultado, que pode ser falível, tendo em vista que a decisão final compete ao juiz.

Entretanto, é responsabilidade do advogado sim, usar de forma exímia os meios legais que estiverem ao seu alcance para convencer o julgador de que o direito protege seu cliente, como afirma o autor Sérgio Novais Dias em seu livro "Responsabilidade civil do advogado na perda de uma chance".

E é aí onde queremos chegar! Para o bom exercício da advocacia é fundamental acompanhar processos e publicações que estão sob sua responsabilidade ou sob responsabilidade de seu escritório, tendo em vista que a perda de uma das informações oriundas deles pode acarretar em implicações muito negativas para o sucesso de um caso, além do que, esse tipo de situação pode minar sua imagem ou a de seu escritório.

Acompanhar processos e publicações com eficiência

Médios e grandes escritórios costumam contratar estagiários ou secretárias para realizar os acompanhamentos, tendo em vista que estar atento e acessar os sites de diversos tribunais diariamente requer um tempo considerável.

A boa notícia, no entanto, é que existem hoje no mercado softwares que reúnem essas informações em um só ambiente virtual, o que facilita e muito para quem realiza esta tarefa tão essencial que é acompanhar processos e publicações.

E, em tempos de gestão eficiente, em que enxugar custos tornou-se vital para sobrevivência no acirrado mercado da advocacia, nada melhor do que poder contar com uma ferramenta eficaz que traz de forma rápida todas as informações importantes para gestão dos casos de seus clientes.

Essa gestão inteligente conta com robôs que capturam o conteúdo de seu interesse diretamente dos sites dos tribunais e convertem tais dados para o software jurídico. Assim, é possível gerir todas as informações necessárias para o bom andamento do seu trabalho.

Perder tempo não é uma decisão inteligente. Por isso, procure contar com ferramentas que te auxiliem a tornar seu trabalho mais produtivo com a ajuda da tecnologia já disponível no mercado para este fim.

__________

*Luciana Barbosa é analista de comunicação na Advise, responsável pela produção de conteúdo e comunicação direta com clientes externos e internos.

ADVISE PRODUTOS E SERVICOS EM TECNOLOGIA LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca