MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Áreas do Direito em alta! Saiba quais estarão em ascensão nos próximos anos

Áreas do Direito em alta! Saiba quais estarão em ascensão nos próximos anos

Luciana Barbosa

De imediato, já adiantamos que um dos grandes segredos de um bom advogado é adquirir conhecimentos específicos de uma determinada área para se tornar referência no assunto. Por isso, se seu pensamento era atuar como "clínico geral" para tentar angariar mais clientes, está na hora de começar a repensar essa decisão.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Atualizado em 22 de fevereiro de 2019 15:14

O Direito é uma área do conhecimento ampla que, durante a graduação, abre muitas possibilidades para os futuros profissionais. Alguns já saem da universidade com a certeza de qual área seguir. Outros ficam por um tempo perdidos em meio a tantas opções.

De imediato, já adiantamos que um dos grandes segredos de um bom advogado é adquirir conhecimentos específicos de uma determinada área para se tornar referência no assunto. Por isso, se seu pensamento era atuar como "clínico geral" para tentar angariar mais clientes, está na hora de começar a repensar essa decisão.

O caminho para saber qual a área você deve se especializar pode não ser fácil já que fatores subjetivos estão presentes nesta decisão. Para te ajudar neste momento tão crucial da sua carreira, listamos abaixo quais serão as áreas do Direito em alta nos próximos anos.

#1 Advogado de Compliance

A área de Compliance está em ascensão e é ideal para quem deseja atuar para grandes corporações. O advogado especialista em Compliance trabalha para que as empresas se previnam contra questões jurídicas antes de irem para o tribunal. É um profissional que zela para que a empresa esteja de acordo com a legislação vigente.

#2 Direito Trabalhista

Uma das áreas do Direito em alta nos próximos anos é a o Direito Trabalhista. Essa é uma das áreas mais movimentadas no Brasil e continuará em alta nos próximos anos, sobretudo por conta da Reforma Trabalhista, aprovada em 2018. Profissionais dessa área são muito procurados para atuar tanto em departamentos jurídicos como, também, para prestar assessoria sobre assuntos diversos do universo trabalhista.

#3 Advogado Tributarista

Nenhuma empresa quer correr riscos de prejuízos financeiros. O advogado tributarista presta assessoria neste sentido e evita que seus clientes - tanto pessoa física quanto jurídica - sejam expostos a pagamentos indevidos de impostos e tributos pela entidade arrecadadora. Por isso, é uma das áreas do Direito em alta nos próximos anos!

#4 Direito Digital

Com os avanços na área tecnológica, o Direito Digital ganha espaço a cada ano e tende a crescer ainda mais. Com a aprovação do Marco Civil da Internet, o advogado especialista nesta área se tornou ainda mais procurado. Alguns exemplos de clientes para quem pretende atuar nesta área são provedores de internet, empresas de software, lojas virtuais, usuários da internet, entre outros.

#5 Relações Institucionais

Profissionais com essa especialidade acompanham de perto o Congresso Nacional. Por isso, estão por dentro de políticas públicas, questões regulatórias, legislativas e políticas que interferem na economia e nas organizações. É um representante da empresa diante do setor público. Especializar-se em Direito Público ou Direito Eleitoral é um caminho para quem quer seguir nessa área.

Gostou desse conteúdo? No blog Advise separamos uma área somente para assuntos que envolvem sua carreira jurídica. Não deixe de conferir!

__________

t*Luciana Barbosa é analista de comunicação na Advise, responsável pela produção de conteúdo e comunicação direta com clientes externos e internos.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca