MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Software jurídico gratuito é a melhor opção para o advogado?

Software jurídico gratuito é a melhor opção para o advogado?

Se você está pensando em implantar um sistema no seu escritório, com certeza está se perguntado se um software jurídico gratuito vale a pena

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Atualizado em 16 de abril de 2019 14:36

Há inúmeras opções de ferramentas gratuitas para controlar prazos, agendar compromissos e compartilhar arquivos que podem ser utilizadas por um escritório de advocacia.

Normalmente é fácil encontrar um software jurídico gratuito na internet. Mas o que sempre é preciso levar em consideração é que eles não são projetados exclusivamente para utilização nas bancas.

O oposto de um software jurídico com funções integradas e comercializadas para os escritórios. Dito isso, é preciso nos questionar se um software jurídico gratuito é a melhor opção para o advogado?

A seguir vamos apontar algumas vantagens e desvantagens para contribuir com sua avaliação na hora de escolher o software jurídico para seu escritório. Vamos lá.

Software jurídico gratuito x Software jurídico pago

  • Vantagens do Software jurídico Gratuito

Custo inicial zero: Software jurídico Gratuito está disponível aos montes na web, e não é difícil encontrar um que atenda às necessidades básicas de seu escritório, basta ter um pouco de tempo disponível e um programa para as suas demandas iniciais será encontrado.

Simplicidade de uso: Por serem gratuitos, alguns desses programas oferecem apenas as funcionalidades básicas, isso a priori é uma desvantagem, pode ser interessante para aqueles que ainda estão se familiarizando com esse novo modo de gestão de escritório, assim, a interface intuitiva e simples de um sistema gratuito pode servir como meio de entrada para o mundo virtual e as facilidades propostas por ele. Mas tenha certeza que com pouco tempo de uso você terá novas necessidades que vão fugir dessa simplicidade.

  • Desvantagens do Software jurídico Gratuito

Falta de personalização: Uma das coisas mais interessante no software jurídico é a adaptabilidade do sistema, onde vários módulos podem ser combinados para atender ao seu escritório da forma mais customizada possível, seja no design ou nas próprias funcionalidades e códigos que comandam as ações.

Num software gratuito todos esses âmbitos são construídos de forma generalizada, buscando atender ao maior número de pessoas, o que torna a experiência pouco acolhedora. Alguns sistemas gratuitos também oferecem versões pagas, nas quais outras funcionalidades costumam ser adicionadas, por isso o primeiro tópico entre as vantagens trata apenas do custo inicial, já que de acordo à sua necessidade pode-se optar por uma versão completa do programa.

Suporte técnico ausente: Como o sistema é ofertado a custo zero, o fornecedor não se sente na obrigação de fornecer um suporte tão eficiente quanto nos serviços pagos, por isso os problemas muitas vezes têm que ser solucionados pelo próprio usuário.

t

Vantagens do Software jurídico pagos

Suporte técnico eficiente: Com os softwares jurídicos pagos a história é outra, as empresas que fornecem esse tipo de sistema costumam acompanhar todo o processo de implantação, desde a definição do hardware a ser usado até o treinamento dos funcionários. Além disso, permanece disponível para a resolução de eventuais problemas e para efetuar customizações que deixem o sistema pronto para atender aquilo que o gestor e seu negócio necessitam.

Atualizações constantes: As atualizações de sistemas servem para, além de trazer novas funcionalidades, evitar a vulnerabilidade do sistema a vírus e hackers, que permanecem afastados de seus dados devido aos esforços da equipe de segurança de dados responsável pelo sistema comprado.

  • Desvantagens do Software jurídico pago

Custo de implantação: Mesmo com a popularização do serviço, uso de novas técnicas e linguagens de programação, ainda há um custo para o desenvolvimento de sistemas voltados exclusivamente para atender a demanda de advogados e isso significa ter verba para investimento. Mesmo assim, a aquisição de um Software jurídico deve ser vista sempre como um investimento, que trará retorno no futuro, enquanto de imediato ficam apenas os custos.

Utilização mais completa: Quanto mais funcionalidades, mais complexo é o uso da interface virtual. Alguns softwares requer um treinamento específico aos funcionários, visando a familiarização com os comandos e suas respectivas funções. Além disso é preciso estimular a atenção desses funcionários, pois os dados devem ser transmitidos de maneira fiel aos computadores, ou todo o seu trabalho ficará mascarado por números imprecisos. Mas vale ressaltar que os novos softwares jurídicos possuem uma interface intuitiva, simples de se trabalhar e de se aprender também.

Esteja preparado para crescer com um software jurídico

Se você tem a intenção de expandir o seu escritório de advocacia no futuro, é preciso investir em um software jurídico adequado para esse objetivo. Isso quer dizer que um software jurídico gratuito não vai ate atender com suas demandas crescentes.

Sabe-se o quanto a adoção de um software jurídico - seja ele para substituir o atual ou para a implementação de uma nova cultura de gestão - vai impactar na sua estratégia.

t

Então faça uma avaliação do seu modelo de negócio, sua estratégia de crescimento e como planeja sua expansão.

Qual a razão? Ora, se é para escolher o software jurídico, que ele te atenda em todas as etapas do seu negócio.

Na prática isso significa que seu software jurídico precisa ter a opção atender o exato tamanho de sua demanda.

Também avalie se é possível incluir novos colaboradores para acessar o sistema, afinal, seu escritório vai crescer e você vai precisar contratar.

Esse ponto é de suma importância para o processo de escolha. É um meio de prevenir problemas futuros.

Então confira quais os planos ofertados e se há possibilidades de mudanças para que seu crescimento também seja acompanhado pelo seu software jurídico.

A funcionalidade, o design e a simplicidade com que o sistema adotado se apresenta é fundamental. Imagine você ter que gastar horas e horas de treinamento para novos colaboradores e sócios.

__________

t*Marcos Aurélio Silva  é produtor de conteúdo e comunicação digital na Data Lawyer.

DATA LAWYER TECNOLOGIA LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca